Macaé inicia mais uma semana de combate à dengue

Por João da Silva 15/10/2015 - 13:40 hs

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Macaé iniciou, nesta terça-feira (13), mais uma semana de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além da atuação dos agentes de endemias, com visitas domiciliares, tratamento e eliminação de focos e orientação de moradores, o carro fumacê também está nas ruas.

Nesta semana, o carro com pulverizador vai passar nos bairros Nova Holanda, Virgem Santa e Novo Horizonte. Nesta terça-feira, o trabalho começará às 18h, no Parque Atlântico, percorrendo todas ruas. A orientação é que durante a aplicação do inseticida com o fumacê, os moradores abram as portas e janelas das casas, cubram gaiolas, aquários e alimentos.

Mutirões - O CCZ prossegue ainda com mutirões nos bairros. Até sexta-feira (16), aproximadamente 40 agentes de endemias vão percorrer três bairros e a localidade de Trapiche, na Região Serrana. Os trabalhos serão na Nova Esperança (14,15 e 16), Glória (14 e 15), Virgem Santa (15) e Trapiche (14, 15 e 16).

As atividades de combate à dengue também serão intensificadas em pontos estratégicos como empresas offshore, borracharias e cemitérios. Os agentes estarão durante a semana nos bairros Imboassica, São Marcos, Novo Cavaleiros e Glória.

Cuidados - O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, lembra que para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, o número de casos da doença é importante que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros do mosquito. As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.