Escola da zona Rural desenvolve práticas de convivência com o Semiárido

Dentre as práticas estão a horta em mandala e a criação de pequenos animais

Por Portalburiti.com 29/08/2019 - 10:14 hs
Foto: Imagem reprodução
Escola da zona Rural desenvolve práticas de convivência com o Semiárido
Visita da equipe de Coordenadores da Educação de Buriti dos Montes

A Unidade Escolar Francisco Bezerra, situada no Assentamento Pitombeira, município de Buriti dos Montes, desde o ano de 2018, vem desenvolvendo práticas de Educação para a Convivência com o Semiárido. Uma delas é a horta em mandala, que foge do formato convencional.

Trata-se de um sistema circular, onde o seu centro é destinado à criação de pequenos animais, no caso, galinhas caipiras. O esterco produzido pelas aves é utilizado para adubar a horta, e os ovos são destinados a alimentação e para a reprodução. E no entorno do galinheiro são preparados os canteiros, que ganham vida com a plantação de hortaliças, intercaladas com plantas medicinais e frutíferas que agem como repelente natural.

A horta é cultivada pelos alunos, professores e equipe de apoio escolar, que se revezam através de um cronograma de atividades. Além disso, a equipe escolar desenvolve atividades de estudos teóricos relacionados hábitos de alimentação saudável, agroecologia, produção orgânica de alimentos, entre outras.

O trabalho é coordenado por Marcos Paulo Soares e conta com a contribuição da Nutricionista Ângela Vieira.

Esta experiência será relatada no I Seminário Intermunicipal de Políticas Públicas para o Campo que se realizará em Buriti dos Montes nos dias 25 e 26 de setembro.

Aguardamos a sua participação!