Prefeitura e Associação Caatinga realizam projeto de proteção ao Tatu bola nas escolas

Essa é a segunda vez que o projeto é realizado nas escolas de buriti dos Montes

Por Portalburiti.com 29/08/2019 - 10:10 hs
Foto: Imagem reprodução
Prefeitura e Associação Caatinga realizam projeto de proteção ao Tatu bola nas escolas
Momento de execução do projeto nas escolas

EU PROTEJO O TATU BOLA

O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) é um animal exclusivamente brasileiro que vive na Caatinga e em áreas do Cerrado. O desmatamento e a caça fizeram esse animal entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção. Para proteger o tatu-bola, a Associação Caatinga, em parceria com a TNC (The Nature Conservancy) e o grupo de especialistas ASASG/IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), desenvolve o Projeto de Conservação do Tatu-bola.

Hoje, a equipe desse projeto esteve presente na Escola Sebastião Marreiros, situada no Povoado Conceição dos Marreiro, Buriti dos Montes, com o objetivos de provocar reflexões sobre o meio ambiente e trocar de experiência com os estudantes.

Esta é a segunda expedição de proteção ao tatu bola na região do Cannyon do Poty.

Esta experiência será relatada no I Seminário Intermunicipal de Políticas Públicas para o Campo que será realizada nos dias 25 e 26 de setembro em Buriti dos Montes.

Buriti dos Montes tem resolução específica no CME que regulamenta educação para convivência com o semiárido e estratégias de implementação no PME. As escolas bem como as grandes parcerias sobretudo com a associação caatinga tem contribuído para formação dos professores e a produção de materiais didáticos nesse sentido, ações de sensibilização ambiental e estratégias de convivência nas diversas comunidades buritienses. As ações de proteção aos animais da caatinga tem sido marcante nas comunidades também. Outra ação importante tem sido o sorteio de cisternas para famílias.