Eleição de conselheiros tutelares acontece neste domingo

Por João da Silva 02/10/2015 - 14:44 hs

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) realiza a eleição para conselheiros tutelares de Macaé no próximo domingo (4), das 8h às 17h, nos seguintes locais: Colégio Maria Isabel Damasceno (Centro) - 109ª Zona Eleitoral; Colégio Samuel Brust (Fronteira) - 254ª Zona Eleitoral; e Colégio Raul Veiga (Glicério) - 109ª Zona Eleitoral (Seções Serra). Ao todo serão eleitos 15 conselheiros.

Terá direito a voto o cidadão regularmente cadastrado em cartório eleitoral da Comarca de Macaé e em dia com as obrigações eleitorais, munido de documento de identificação com foto e título eleitoral do município. O processo eleitoral, fiscalizado pelo Ministério Público, tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, órgão ao qual o CMDDCA é ligado. 

Cada eleitor só pode votar em um único candidato. A publicação final dos 15 eleitos será feita, no dia 26 de outubro, no CMDDCA e na imprensa. O início da capacitação obrigatória dos conselheiros tutelares titulares e suplentes acontece no período de 07 a 11 de dezembro. Os mais votados serão nomeados e empossados pelo chefe do Poder Executivo Municipal, no dia 10 de janeiro de 2016, na ordem respectiva de classificação.

A comissão especial eleitoral é presidida por Antonio Carlos Agum e tem como membros Fernanda Marques Rodrigues Neves, Marcelo Maurício dos Santos e Cristiana da Silva Siqueira. Há três conselhos tutelares no município: dois na área urbana e um na região serrana.

São 45 candidatos: Adilson Porto, Alessandra Pessanha, Alexandro de Oliveira, Andressa Conceição, Angélica da Costa, Barbara de Mello, Beatriz de Araújo, Carla Beatriz, Carolina de Souza, Celso Bezerra, Cintia Carla Rasma, Dianna Moreira, Dominick de Prager, Edla Benjamin, Eliamara Antunes, Eliane Agum, Elizabete da Silva, Fabiano Fontoura, Fernando Oliveira, Franciele Aguiar, Fredson Oliveira, Gleciane Santiago, Heracliton de Almeida, Ingrid Fernandes, Kathyane Correa, Leandro da Silva, Liomar dos Santos, Marcos Lopes, Maurício da Silva, Natalia Andraus, Pedro Costa, Raquel Santos, Rejiane Valadão, Remualdo Cruz, Renata Funke, Sabrina de Sá, Samanta Flores, Sandra de Nazaré, Stenio Barcelos, Taina Gouvea, Tatiana Pires, Vanderleia Faturine, Vanessa Nunes, Victor Braga e Zuita Carvalho. 

Servidores participam de treinamento especial

Cento e sessenta servidores municipais participaram, nesta quinta-feira (1° de outubro), do treinamento para participar da eleição para conselheiros tutelares que acontece, neste domingo (4), das 8h às 17h. A programação foi realizada no Paço Municipal.

O curso integrou funcionários das secretarias de Educação, Administração e da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab). Eles vão atuar nas funções de presidente mesário, digitador, segundo mesário e fiscais nos colégios eleitorais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Raul Veiga (Glicério) e Samuel Brust (Fronteira).

A formação, que destacou orientações específicas de trabalho nas eleições para conselheiros tutelares, contou com a coordenação da conselheira Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Fernanda Neves, que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Antonio Carlos Agum, representante do 95º Grupo de Escoteiros; Cristiana Siqueira, conselheira de Direito e secretária de projetos; Marcelo dos Santos, presidente do Conselho da Criança, que faz parte do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (Criad).