BURITI DOS MONTES AVANÇA MAIS UMA VEZ NO IDEB E ESTÁ ENTRE OS MELHORES DO PIAUÍ

Buriti dos Montes e o avanço educacional

Por Antonio Cruz 31/08/2018 - 13:13 hs

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.


O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 


As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

No último dia 30 de Agosto, o MEC divulgou os resultados e Buriti dos Montes avançou mais uma vez tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental. O município conquistou nota 6.6 nos anos iniciais e 5.9 nos anos finais.

Confira abaixo a carta da secretária de Educação Lurdinha Soares a todos os profissionais da educação de Buriti dos Montes!

“Queridos (as) Educadores (as) de Buriti dos Montes,

Os sábios afirmam que Ciclo da vida inclui trabalhar, buscar e nunca desistir. 

Ao longo de toda a nossa luta coletiva, cujo objetivo é uma educação de qualidade sempre aprendemos com cada uma de nossas experiências e transformamos Buriti dos Montes em um celeiro educacional.

Desde o lançamento do IDEB em 2005, estamos melhorando nossos indicadores educacionais, alcançando desde 2015 a meta proposta para 2021. Isso só é possível graças ao compromisso social e político de cada um de nós da gestão educacional em assegurar condições de trabalho aos educadores e ao pleno funcionamento de nossas escolas. Aos gestores e coordenadores por apoiarem as equipes e a gestão das rotinas escolares e sobretudo aos professores que com entusiasmo e dedicação asseguram a aprendizagem de cada criança e adolescente. Os resultados do IDEB mais uma vez confirmam nossos esforços e avanços em educação com uma nota de 6.6 nos anos iniciais do ensino fundamental ( tínhamos 6.5) e com nota 5.9 nos anos finais ( tínhamos 5.7) mantendo-se mais uma vez entre os melhores resultados do Piauí e do Brasil. Esse é um momento de agradecer também aos estudantes e as famílias por confiarem a educação de seus filhos em nossas mãos.

Muito obrigada. Que Deus abençoe e cuide de cada um de nós.”