Anterior

ABERTAS A MATRICULAS ON LINE PARA OS APROVADOS NO VESTIBULAR 2017.2

11/09/2017

Anterior

Próxima

Buritiense tem carro tomado em assalto próximo à localidade Nova Olinda

21/09/2017

Próxima
19/09/2017 - 15:46
Câmara Municipal de Buriti dos Montes realiza 1ª sessão do mês de Setembro

A Câmara Municipal de Buriti dos Montes realizou nesta sexta-feira, dia 15 a primeira sessão ordinária do mês de setembro, onde contou com a presença do presidente e vereador Francisco Herculano Soares Lima, Vereadora e Primeira Secretária Maria Arlete Leite e dos seguintes vereadores: Antônio Edmilson Soares Monte, Antônio Erneudo Melo Barbosa, José Olavo Marinho de Loiola, Francisco Wagno Furtado Soares e Jose Lusinaldo Soares.

Após a leitura a ATA da sessão anterior foi apresentada o Pequeno Expediente que Constou das seguintes Matérias:

Requerimento Nº 20 de 2017, que solicita que seja providenciado a  colocação de piçarra, na estrada do cemitério São Francisco na Comunidade de jatobá Medonho. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa. Requerimento Nº 21 de 2017, que solicita que seja providenciado a colocação de piçarra, na estrada que liga Jatobá Medonho a Comunidade de Cana Brava, no trecho de Olho D’agua até Cana Brava. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa. Projeto de Lei número 07 de 2017, que dispõe sobre a alteração do Artigo Número 187 da lei nº 48 de 19 de setembro de 1997, que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos, do Municipio de Buriti dos Montes e dá outras providencias.  

Logo em seguida foi facultada a palavras a todos os vereadores presente:

O vereador Antonio Erneudo Melo Barbosa, saudou os presentes, convidando os pares e a população para os festejos de Nossa Senhora das Mercês na comunidade Jatobá Medonho que começou no dia 14 e vai até o dia 24 deste mês.

O vereador José Lusinaldo Soares,  saudou a todos com um boa noite e iniciou seu pronunciamento parabenizando a administração pública municipal, especialmente a secretaria municipal de educação pela realização do chá literário com arte que este ano homenageou Cecilia Meireles, um evento muito rico, comentou que esteve presente na comunidade Dois Morros em festa anual do Boi na Moita, organizada pelo senhor José Martinho, que outros colegas do legislativo participaram deste tradicional evento, passou a falar sobre o lançamento e a importância da campanha do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, que é campanha de grande valor e que deverá ser sempre realizada e expandida, passou a falar sobre o desfile de 07 de setembro, que a Secretaria de Educação realizou, que foi um resgate do tradicional desfile, que também fez alusões ao setembro amarelo, pedindo que este seja realizado sempre para que possamos continuar realizando, que no dia 08 deste mês esteve na praça de eventos, vistoriando a obra na companhia do secretário municipal de obras, que está assegurado o recurso e que em breve inauguraremos e entregaremos esta obra aos munícipes, passou a falar sobre estradas da região turística do cânion do Rio Poti, afirmou que precisamos de trabalhar em breve a legislação ambiental municipal para que cuidemos dos nossos pontos turísticos, bem como podemos arrecadar com estas visitações, que a estrada referida saí do município de Castelo, mais que nós precisamos tomar providencias para que Buriti dos Montes não seja apenas visitado, mais que estas visitas contribuam com o desenvolvimento de nossa cidade. Passou a parabenizar e agradecer a sensibilidade e compreensão do Prefeito em acatar sua recomendação em relação ao benefício da Licença Paternidade, também agradeceu ao prefeito e a secretaria de saúde pela busca de mais uma equipe de saúde que já implementada e que trará benefícios aos munícipes, que a equipe já possui cronograma e organização estabelecida pela nova equipe.

O vereador e presidente Francisco Herculano Soares Lima, pediu aparte ao final  do pronunciamento do vereador José Lusinaldo Soares, que o prefeito municipal notificou a empresa construtora responsável pela construção do Mercado Publico Municipal.

O vereador  Antonio Erneudo Melo Barbosa, pediu mais uma vez a palavra para se solidarizar pela morte do senhor José Bidé em Jatobá Medonho, deixando seus sentimentos a todos os familiares pois e uma das maiores família daquela comunidade, passou a agradecer o prefeito Municipal pelos serviços de Iluminação Pública realizados na comunidade Jatobá Medonho que está bem iluminada e era uma grande solicitação daquele povo que foi atendida pelo executivo.

O vereador Francisco Wagno Furtado Soares, saudou a todos com um boa noite e iniciou sua fala se solidarizando pela morte da Ozanira Soares que foi servidora deste município e do fórum de Castelo do Piauí e muitos serviços prestou a esta comunidade, passou a falar sobre os títulos e a importância das suas apresentações, passou a falar sobre o esporte, sobre a empolgação do povo de Buriti dos Montes com o Campeonato Municipal, que será um grande campeonato e que está no nosso calendário anual de esportes, comentou sobre as festividades realizadas na comunidade Dois Morros, parabenizou o buritiense Natan Radley que foi aprovado em seleção de atletas do Fortaleza, e vai para aquela cidade lutar para se tornar um jogador profissional, passou a falar sobre as reuniões que serão realizadas em Buriti dos Montes dos secretários dos territórios dos carnaubais durante este mês, convidou a todos para as semifinais do nono campeonato de Jatobá Medonho, encerrou suas palavras parabenizando ao prefeito pela melhoria na iluminação pública das comunidades Jatobá Medonha e Tranqueiras. 

O vereador José Olavo Marinho de Loiola, saudou a todos com um boa noite e iniciou suas palavras falando da senhora Ozanira, que foi uma pessoa muito importante e prestativa parta os munícipes, pediu a emissão de monção de pesar por esta casa dados os relevantes serviços prestados, se solidarizou também com a morte do senhor José Bidé na comunidade Jatobá Medonho, que foi um grande cidadão e pai de família naquela comunidade.

O vereador Antônio Edmilson Soares Monte, saudou a todos com um boa noite e iniciou suas palavras se solidarizando pelas recentes perdas de José Bidé e Ozanira Soares, em seguida fez um breve comentário sobre a vida de Ozanira Soares, finalizou sua fala sobre o turismo pedindo a criação de uma comissão deste poder para que fiscalize o aproveitamento do canion, para que esta visitação deixe renda em nosso município.

A vereadora Maria Arlete Leite, saudou a todos com um boa noite e iniciou suas palavras falando sobre as perdas de José Bidé e Ozanira Soares, se solidarizando pelas famílias enlutadas e em especial falando dos serviços prestados pela Ozanira Soares, requerendo ainda a emissão de Monção de Pesar para a família, falou de projetos que juntamente com a falecida servidora e amiga fez para o município de Buriti dos Montes, passou a parabenizar a nova equipe do PSF, parabenizando especialmente a enfermeira Fernanda que tem feito grandioso trabalho que trará frutos para o município, falou da campanha e do lançamento da campanha setembro amarelo que busca prevenir o suicídio, falou sobre o evento desta campanha realizado em Nova Olinda, passou a requerer a presença da equipe de odontologia na comunidade Nova Olinda, que foi apenas uma vez neste ano, que o posto possui a estrutura mais os profissionais não estão indo. Agradeceu ao prefeito municipal pelo abastecimento de água da comunidade Bom Lugar.

O vereador e presidente Francisco Herculano Soares Lima, saudou a todos com um boa noite e iniciou suas palavras falando sobre os questionamentos levantados pelo vereador José Lusinaldo Soares, deu apoio a iniciativa do Vereador Edmilson de criação de Comissão, bem como a realização de uma audiência pública, que é necessário que seja legislado sobre os danos ambientais, bem como quanto a questão da arrecadação, que nesta audiência pública deveriam ser convidados todos os envolvidos no processo de exploração ecoturistica do canion, passou a falar do processo de criação do parque estadual do canion do rio Poti. O vereador se solidarizou com as famílias enlutas e afirmou serem percas irreparáveis. Passou a parabenizar Buriti dos Montes pelos grandiosos eventos aqui realizados, que a administração pública municipal tem feito todos os eventos de todas as datas comemorativas e importantes para nosso município. Passou a parabenizar pelas melhorias na iluminação pública, que o processo é lento mais que a prefeitura está trabalhando na melhoria. Passou a convidar a população e os vereadores para a plenária do Conselho de Desenvolvimento do Território dos Carnaubais que ocorrerá em Buriti dos Montes no dia 25 de setembro. Finalizou suas palavras Convidando a todos para os festejos de Jatobá Medonho.

Ordem do Dia Constou das seguintes matérias:

Requerimento Nº 18 de 2017, que solicita que seja providenciado a reforma e revitalização da lavanderia Pública Municipal na sede de Buriti dos Montes. De autoria do vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima. Requerimento Nº 19 de 2017, que solicita que seja providenciado a construção de sete mil metros de calçamento na comunidade de Jatobá Medonho, do bairro piçarra até o bar da Lorinha. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa.

O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Primeira votação.

 

Requerimento Nº 16 de 2017, que solicita que seja providenciado a iluminação pública nas proximidades da Fazenda Montes Claros. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Requerimento Nº 17 de 2017, que solicita que seja realizada uma audiência pública com os servidores e/ou representantes da Unidade Básica de Saúde. De autoria do vereador Antônio Edmilson Soares Monte. Projeto de Indicação número 03 de 2017, indicando que o Executivo Municipal apresente um projeto de Lei que verse sobre a prorrogação da licença-paternidade aos servidores municipais de Buriti dos Montes-PI. De autoria do vereador Jose Lusinaldo Soares.  Projeto de Lei número 06 de 2017, que institui e regulamenta o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no âmbito do Município de Buriti dos Montes e dá outras providencias.

O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Segunda votação.

 

 

Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a presente sessão, marcando outra para o dia 29 de setembro.



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 31°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.