Anterior

Dupla faz arrastão na zona rural do município de São Miguel do Tapuio

01/09/2017

Anterior

Próxima

Secretaria de Educação realiza 5º Chá Literário cm Arte: Escritor Homenageado, Cecília Meireles

04/09/2017

Próxima
06/09/2017 - 14:57
IFPI em parceria com o IPHAN, Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes e Castelo do Piauí realizam mapeamento no Cânion do Rio Poty

A equipe do IPHAN aproveitou para documentar o Parque Férreo dá comunidade buritiense da Canabrava
 Foto: Imagem reprodução 

Equipe durante expedição

Os alunos do curso de Tecnologia em Geoprocessamento, disciplina de Georeferenciamento de Imóveis do Instituto Federal do Piauí – IFPI em parceria com o IPHAN, Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes e Castelo do Piauí e apoio do SENAR e SEMAR, estão realizando nos dias 04, 05 e 06 de setembro o mapeamento do Parque Municipal da Pedra do Castelo e sítios arqueológicos do cânion do Poty. Estão sendo implantados marcos geodésicos nos principais pontos do complexo, mapeamento das trilhas na região do baixo cânion e aerolevantamento com VANT  (Veículo Aéreo Não Tripulado) para gerar mosaico de imagens e modelagem do terreno.

O trabalho visa gerar dados para produção de artigos científicos e para auxiliar as prefeituras na gestão do turismo local.   Os dados coletados no trabalho de campo serão levados para o laboratório para sua compilação e publicação posterior. Após essas etapas, os alunos farão a apresentação na forma de palestra nos dois municípios, aberto ao público em geral.

Além da palestra, cada cidade receberá o trabalho impresso e na forma digital. Os dados georreferenciados servirão sobremaneira para subsidiar todo e qualquer empreendimento que venha a se instalar na região, assim como para dar suporte às ações de conservação, fiscalização e monitoramento.

 

Ressaltamos ainda a elogiável participação do IPHAN nessa Expedição de pesquisa, o qual teve como objetivo verificar in loco os níveis de degradação antrópica e natural evidenciadas no cânion do Rio Poty, nesses três dias de produção. Fora dá calha do rio e entorno, a equipe do IPHAN aproveitou para documentar o Parque Férreo dá comunidade buritiense da Canabrava, um belíssimo conjunto arquitetônico que compõe a estrada de ferro ligando Fortaleza a Teresina.

Com informações do Secretário de Meio Ambiente de Buriti dos Montes Derocy Soaers.



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 31°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.