Anterior

Prefeitura de Buriti dos Montes lança Programa Criança Feliz

24/08/2017

Anterior

Próxima

Dupla faz arrastão na zona rural do município de São Miguel do Tapuio

01/09/2017

Próxima
31/08/2017 - 21:19
Sessão na Câmara Municipal: Conselho Tutelar participa e apresenta dados de ações realizadas

Vereadores discutem e apresentam projetos de melhoria para o município
 Foto: Antonio Cruz 

Apresentação do Conselho Tutelar

A 18ª sessão ordinária do 1º legislativo da 7ª (sétima) Legislatura da Câmara Municipal De Buriti Dos Montes, teve a presença dos seguintes vereadores: Francisco Herculano Soares Lima, Maria Arlete Leite, Antônio Erneudo Melo Barbosa, José Olavo Marinho de Loiola, Francisco das Chagas Marinho Neto, Francisco Wagno Furtado Soares e Jose Lusinaldo Soares. Hoje de uma forma mais coloquial vamos iniciar explicando para alguns leitores o significado de A 18ª sessão ordinária do 1º legislativo da 7ª (sétima) Legislatura da Câmara, sempre iniciamos as matérias do legislativo desta forma culta, bem para não deixarmos dúvidas “18ª Sessão” significa a quantidade de sessões ocorridas neste ano de 2017, “1º Legislativo” é o poder da câmara que legisla as sessões, “7ª Legislatura” significa que já foram sete pleitos legislados por diferentes vereadores desde a emancipação da cidade, tendo apenas Diassis como o único a ter participado de todas.

Voltando às pautas, nessa última sessão o Presidente da Câmara Herculano Soares autorizou a leitura da ata e em seguida foram lidas as matérias do dia:

Pequeno Expediente: Constou de Matérias deste Poder Legislativo.

·         Requerimento Nº 18 de 2017, que solicita que seja providenciado a reforma e revitalização da lavanderia Pública Municipal na sede de Buriti dos Montes. De autoria do vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima.

·         Requerimento Nº 19 de 2017, que solicita que seja providenciado a construção de sete mil metros de calçamento na comunidade de Jatobá Medonho, do bairro piçarra até o bar da Lorinha. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa.

Logo em seguida o Presidente autorizou que a palavra fosse facultada:

Grande Expediente:

·         O vereador José Olavo Marinho de Loiola, iniciou seu pronunciamento falando que os vereadores estão lutando em prol de benefícios ao município, que esteve nesta semana em reunião do seu partido PMDB, em Teresina, que na oportunidade estava acompanhado da secretaria municipal de saúde e requereram a aquisição de um veículo para a secretaria de saúde, que requereu ao Deputado Federal Marcelo Castro, que também visitou o deputado estadual Zé Santana, em busca de ações para o município.

·         O vereador e presidente Francisco Herculano Soares Lima, passou a falar, justificando o seu requerimento de reforma da lavanderia pública municipal onde com a implantação do SAAE se torna imperiosa a referida reforma, pois muitas mães de família lavam roupas para terceiros e a lavanderia estando em perfeito estado facilita o trabalho destas buritienses, informou que este é um compromisso do prefeito municipal, em seguida comentou que ontem esteve em reunião da regional dos carnaubais, realizada na cidade de Cocal de Telha, onde estiveram a Vereadora Maria Arlete Leite, este presidente e o prefeito municipal, explanou aos presentes as promessas, compromissos e projetos oriundos da referida reunião, comentou sobre a sua iniciativa de trazer a esta casa do povo instituições que cuidam dos interesses dos buritienses e que orgulhosamente hoje recebem os conselheiros tutelares para explanação.

·         A vereadora Maria Arlete Leite, usou a palavra para parabenizar a administração publica municipal pela realização da primeira semana cultural de Buriti dos Montes, que refletiu positivamente em todo o estado dada a divulgação e realização de atos grandiosos nesta terra, que toda a comunidade se envolveu e foi importante para a visão do estado a respeito de nosso município, parabenizou em seguida os vereadores que estão sempre ativos na busca por benefícios para este município, que a atitude mostra o compromisso destes representantes do povo com o povo de Buriti dos Montes, falou que na reunião de ontem do Conselho dos Carnaubais muitas metas foram traçadas, metas que motivaram esta vereadora a crer que novidades boas virão.

·         O Vereador e Presidente Francisco Herculano concluiu após o aparte concedido a vereadora Maria Arlete Leite, parabenizando aos vereadores que estão sempre em busca de melhorias ao município, na oportunidade ressaltou a atuação do vereador José Olavo Marinho de Loiola e o vereador José Lusinaldo Soares, estendendo a todos os representantes do legislativo municipal.

Em seguida foi concedido espaço para os Conselheiros Tutelares para apresentar relatório de ações aos presentes, dentro de todo um critério de sigilo, já que o Conselho Tutelar é um órgão que trabalha de forma onde não pode “divulgar seu trabalho”, assim na maioria das vezes suas ações se passam por despercebidas pela população.

·         Após a explanação o Vereador José Lusinaldo Soares parabenizou a atuação dos conselheiros tutelares , citando ações destes conselheiros e informou aos conselheiros que esta casa sempre reconheceu o trabalho dos citados, que também foi conselheiro no passado, que é defensor da causa dos conselheiros, que já implementou projetos e requerimentos em benefícios da classe, sobre tudo uma melhoria salarial ante a exigência legal de possuírem função exclusiva como conselheiros, comentou sobre as dificuldades da atividade, principalmente sobre a questão de transporte para a realização dos atos legais do conselho.

·         O vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa, também parabenizou os conselheiros tutelares, que tem sido bem atuante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes deste município.

·         O vereador Francisco Wagno Furtado Soares parabenizou a atuação dos conselheiros, bem como convocou a família para atuar como auxiliar do conselho tutelar, passou a falar sobre a instituição da prefeitura municipal da feira da agricultura familiar, que é uma iniciativa do município para fomentar a economia local, que a prefeitura montará a estrutura e todos os trabalhadores rurais terão a oportunidade de comercializar seus produtos, relatou que foi esta semana em Teresina para a premiação do aluno Rui Ayslan com o governador do estado, que amanhã os alunos do Antonio Deromi terão a oportunidade de assistir em Campo Maior uma importante revisão com professores experientes.

·         O vereador Francisco das Chagas Marinho Neto, parabenizou os conselheiros e os comparou com esta legislatura, está sendo a melhor legislatura da câmara no que tange as proposições e melhorias para o município, que este conselho foi o mais atuante da história. Comentou sobre a construção do calçamento na comunidade Jurema, bem como de requerimentos que tem feito junto ao governo do estado para realização de melhorias neste município, principalmente o requerimento de mais um soldado para o contigente de Buriti dos Montes, que virá em breve segundo informação da Secretaria de Segurança do Estado.

·         A vereadora Maria Arlete Leite agradeceu a presença dos conselheiros tutelares e contou que como diretora de escola tem solicitado intervenção destes conselheiros que prontamente sempre tem atendido

Em seguida foi realizada a votação dos projetos apresentados pelos vereadores e do Poder executivo:

Ordem do Dia

·         Requerimento Nº 16 de 2017, que solicita que seja providenciado a iluminação pública nas proximidades da Fazenda Montes Claros. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista.

·         Requerimento Nº 17 de 2017, que solicita que seja realizada uma audiência pública com os servidores e/ou representantes da Unidade Básica de Saúde. De autoria do vereador Antônio Edmilson Soares Monte.

·         Projeto de Indicação número 02 de 2017, indicando que o Executivo Municipal apresente um projeto de Lei que verse sobre a prorrogação da licença-paternidade aos servidores municipais de Buriti dos Montes-PI. De autoria do vereador Jose Lusinaldo Soares. 

·         Projeto de Lei número 04 de 2017, que institui e regulamenta o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no âmbito do Município de Buriti dos Montes e dá outras providencias.

O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Primeira votação.

·         Requerimento Nº 11 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada saindo da comunidade Bebedouro até a comunidade de Oiticica. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista.

·         Requerimento Nº 12 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada da Fazenda Nova até a comunidade de Conceição dos Marreiros. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista.

·         Requerimento Nº 13 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada da comunidade de Cana Brava até a Localidade de Cumbe. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista.

·         Requerimento Nº 14 de 2017, que solicita que seja providenciado o alargamento da estrada da comunidade de Jatobá Medonho até a Localidade de Lajedo, sendo 7 Quilômetros e com colocação de piçarra. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola.  

·         Requerimento Nº 15 de 2017, que solicita que seja providenciado 300 metros de calçamento, saindo da residência do senhor Raimundo Filismino até a residência da senhora Maria Santos, na comunidade de Jatobá Medonho. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola.

O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Segunda votação.  

Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a presente sessão, marcando outra para o dia 15 de setembro, na mesma hora regimental.

 

 



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 31°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.