Anterior

João Cláudio Moreno fecha com chave de ouro a programação da I Semana Cultural de Buriti dos Montes

22/08/2017

Anterior

Próxima

Prefeitura de Buriti dos Montes lança Programa Criança Feliz

24/08/2017

Próxima
22/08/2017 - 16:21
LIVRO SOBRE A POLITICA EDUCACIONAL DE BURITI DOS MONTES FOI LANÇADO DURANTE A I SEMANA SEMANA CULTURAL DO MUNICIPIO

Lançamento do Livro Saberes e fazeres educativos de Buriti dos Montes
 Foto: Marcos Lhuan 

Autores do Livro: Marcos,Raimundinha e Desterro

No último sábado, 19 de agosto, foi lançado o livro Saberes e Fazeres educativos de Buriti dos Montes: reflexões sobre prática pedagógica e formação de professores sob a organização da Professora Mestra em Educação Raimunda Alves Melo, do professor Mestrando em Educação Francisco Marcos Pereira Soares e da professora Mestrando em Educação Maria do Desterro da Rocha Nogueira Barros.

RAIMUNDA ALVES MELO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Educação pela UFPI. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFPI). Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão e assessoria pedagógica.

 

FRANCISCO MARCOS PEREIRA SOARES

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017-2019). Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica com ênfase em Educação Inclusiva pela Faculdade São Judas Tadeu de Floriano, Piauí. (2014). Especialista em Gestão Educacional em Espaços escolares e não escolares pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2016). Tem experiência em educação, com ênfase em formação de professores.

MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2015-2018). Pós-graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2001), em Tecnologias na Educação - PUC-RIO (2011) e Coordenação Pedagógica –UFPI (2015). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é professora de Educação Física - Ensino Médio - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores

            O livro é uma coletânea de artigos escritos pelos organizadores com participação de professores do município de Buriti dos Montes e trazem reflexões pertinentes ao saberes e fazeres educativos numa perspectiva reflexiva acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e pela equipe da secretaria de educação, bem como abordam as relações com a formação dos professores da rede.

A epigrafe do livro foi escrito pela professora Doutora Antonia Edna Brito, da Universidade Federal do Piauí e a mesma escreve que “A propósito, os escritos dos professores testemunham que esses profissionais têm vivenciado a formação continuada na perspectiva de desenvolvimento profissional. Em face da configuração dos processos formativos desses professores, percebemos as interfaces entre desenvolvimento profissional docente, desenvolvimento pessoal e desenvolvimento institucional. Trata-se de uma realidade que se materializa nas ações educativas empreendidas no município de Buriti dos Montes/PI, que se firma nas práticas docentes envolvendo os diferentes atores das escolas em um protagonismo coletivo e colaborativo. A educação é vista e vivida como responsabilidade de todos, sem que se esqueçam dos compromissos administrativos dos gestores municipais.”

Estiveram presentes na solenidade de lançamento, entre outros profissionais do município, o prefeito municipal José Valmi Soares e a Secretária de Educação do Maria de Lourdes da Silva Soares. Para o prefeito municipal o livro é muito importante uma vez que registra o trabalho dos professores e o sucesso desse trabalho ao logo dos anos e parabenizou aos autores e organizadores.

A secretária de educação ressaltou agradeceu o trabalho de sua equipe da secretaria de educação e falou sobre o importante trabalho escrito e materializado no livro saberes e fazeres educativos de Buriti dos Montes pelos organizadores da coletânea Raimudinha Melo, Marcos Soares (Luhan) e Desterro Barros.

A professora Raimundinha Melo prestou uma homenagem a Lurdinha e Valmi, patrocinadores do livro. Neste momento, ela falou da sua relação pessoa e institucional com a secretaria de educação e com o prefeito municipal de Buriti dos Montes e os agradeceu pelo apoio, incentivo e acolhimento em todos os anos de parceria com Buriti dos Montes. A professora também abordou sua participação na organização do livro fazendo reflexões sobre a importância de registrar experiências vivenciadas no município.

Professor Marcos Soares (Luhan) também agradeceu da secretária de educação e do prefeito municipal para que o trabalho fosse publicado, bem como falou sobre os temas dos artigos do livro promovendo uma reflexão junto ao público sobre o grandioso trabalho desenvolvido pela rede municipal de educação de Buriti dos Montes.

A professora Desterro Barros apresentou-se muito feliz com sua participação na organização do livro, agradeceu o apoio pessoal e institucional que sempre recebeu da secretaria de educação e tratou sobre seu trabalho com o programa educação infantil em ação, um dos trabalhos publicado no livro.

Após a solenidade, os convidados participaram de um coquetel servido no pátio do Complexo Administrativo João do Monte Soares.

A coletânea é dividida em 8 artigos. Conheça abaixo os resumos de cada um deles:

O primeiro artigo denominado: Formação itinerante de gestores escolares e sua contribuição para a prática educativa, discute as ações do Projeto Viajando, Conhecendo e Aprendendo. Trata-se de uma formação realizada por meio de encontros itinerantes em escolas urbanas e rurais, oportunizando aos gestores, o conhecimento de diferentes realidades e espaços escolares e comunitários. Esta proposta parte do pressuposto de que a capacitação de gestores escolares é de fundamental importância para formar um profissional crítico, gerenciador de planejamentos participativos e coletivos, possibilitando constante reflexão sobre as responsabilidades de uma escola comprometida com a aprendizagem dos alunos.

O segundo, com o título: Reelaborando o currículo escolar e construindo novos saberes, discute o processo de (re) construção do plano de ensino do município de Buriti dos Montes, um planejamento por meio do qual, os professores selecionaram e interligaram conteúdos, habilidades, estratégias metodológicas e processos de avaliação, com vistas à aprendizagem dos alunos. Esse trabalho foi movido pela necessidade de tornar a educação municipal mais democrática e participativa, em que os professores saíssem da condição de receptores de materiais didáticos e passassem a ser agentes do processo de (re) construção do currículo.

O terceiro trabalho, denominado: Estratégicas de aprendizagem da leitura utilizadas por professoras alfabetizadoras da Unidade Escolar Tia Deca em Buriti dos Montes, discute o domínio da leitura e da escrita como condição para a aprendizagem de outros conteúdos escolares e também, para que depois de concluída a educação básica, o cidadão possa continuar aprendendo e se desenvolvendo com autonomia.O objetivo geral do estudo é conhecer as estratégias de leitura utilizadas por professoras alfabetizadoras no ciclo da alfabetização e a relevância das mesmas, para a alfabetização das crianças. Os objetivos específicos são: identificar como as professoras desenvolvem as estratégias de leitura em sala de aula e caracterizar as ações e projetos de leitura desenvolvidos no ciclo da alfabetização.

O quarto artigo, com o título: O papel do coordenador institucional no Programa Educação Infantil em Ação apresenta questões relativas às condicionantes estruturais de uma política pública de Educação Infantil, se apoiando na experiência do Programa Educação Infantil em Ação, executado desde 2013, pelo município de Buriti dos Montes. O desenho formalizado no Programa tem foco no fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagem e no desenvolvimento das crianças e em ações que visam garantir a continuidade no processo de aprendizagem no ensino fundamental. Sua proposta é norteada pela prática do diagnóstico situacional dos sistemas de ensino, pelos processos de formação continuada de professores, pelo planejamento e monitoramento das ações e pela avaliação, tanto em nível de operacionalização das ações do programa, como também, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências e habilidades previstas para cada faixa etária.

O quinto trabalho, intitulado: Reorganização da escola e sua contribuição para a redução da indisciplina escolar é um relato de experiência desenvolvida na Unidade Escolar Professora Isaura Soares Monte, em relação à redução dos índices de indisciplina no ambiente escolar. Discute a indisciplina como um fenômeno que ganha cada vez mais espaços nos debates em nossa sociedade, seja na escola, em meios acadêmicos, familiares ou nas mídias, ocupando lugar de destaque entre uma das maiores preocupações das equipes escolares.

O sexto artigo, denominado:Programa Projovem Campo – Saberes da Terra no contexto das políticas de Educação Do Campo,tem como objetivo, discutir a educação do campo, elencando elementos históricos e contextuais que subsidiaram seu surgimento e sua interlocução com as políticas públicas. Objetiva também, caracterizar a proposta do Programa Projovem Saberes do Campo, evidenciando a relação dos princípios dessa política com as concepções de Educação do Campo.

O sétimo artigo, intitulado: Gestão compartilhada e sua contribuição para a aprendizagem de crianças discute experiências desenvolvidas na Unidade Escolar Tia Deca e seus impactos para a garantia do direito de aprender das crianças. O modelo de gestão adotado por esta escola vem contribuindo para o avanço de seus indicadores, a exemplo dessa questão, dados do Instituto Educacional Anísio Teixeira – INEP apontam que esta Unidade Escolar apresenta um IDEB de 6,5 e seus índices resultam de uma série de fatores, dentre eles, uma gestão realizada a partir de pressupostos e processos de trabalho, caracterizados pela participação coletiva e gestão compartilhada.

O oitavo trabalho, denominado:Atendimento educacional especializado: desafios da implantação do projeto de inclusão em Buriti dos Montes, trata sobre a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), discutindo o projeto de implantação do Atendimento Educacional Especializado em Buriti dos Montes, analisando as razões pelas quais esta política vem se tornando uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação e os procedimentos que foram adotados para a mudança de visão, a percepção/expectativa dos envolvidos no processo, como secretaria de educação, professores, gestores e familiares.

 

 

 



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 31°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.