Anterior

Swing da pegada, Explosão Cangaço e Trio Xililique animam mais uma noite da I Semana Cultural de Buriti dos Montes.

21/08/2017

Anterior

Próxima

João Cláudio Moreno fecha com chave de ouro a programação da I Semana Cultural de Buriti dos Montes

22/08/2017

Próxima
21/08/2017 - 17:07
A Câmara Municipal realiza segunda sessão ordinária do mês de agosto

Durante a sessão os vereadores parabenizaram e homenagearam com uma lembrança simbólica o aluno Rui Aylan pela conquista da medalha de Bronze nas Olimpíadas de Matemática

A Câmara Municipal de Buriti dos Montes realizou nesta sexta-feira, dia 18 a segunda sessão ordinária do mês de agosto onde contou com a presença do presidente e vereador Francisco Herculano Soares Lima, Vereadora e Primeira Secretária Maria Arlete Leite e dos seguintes vereadores: Antônio Edmilson Soares Monte, Antônio Erneudo Melo Barbosa, José Olavo Marinho de Loiola, Francisco de Assis Batista, Francisco das Chagas Marinho Neto, Francisco Wagno Furtado Soares e Jose Lusinaldo Soares.

Após a leitura a ATA anterior foi apresentada o Pequeno Expediente que Constou das seguintes Matérias:

Requerimento Nº 16 de 2017, que solicita que seja providenciado a iluminação pública nas proximidades da Fazenda Montes Claros. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Projeto de Indicação número 02 de 2017, que indicando que o Executivo Municipal apresente um projeto de Lei que verse sobre a prorrogação da licença-paternidade aos servidores municipais de Buriti dos Montes-PI, nos termos das alterações realizadas pela Lei Federal nº 13.257/2016, alterando assim, o disposto no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos (Lei. n. 48/1997). De autoria do vereador Jose Lusinaldo Soares.  Requerimento Nº 17 de 2017, que solicita que seja realizada uma audiência pública com os servidores e/ou representantes da Unidade Básica de Saúde. De autoria do vereador Antônio Edmilson Soares Monte. Projeto de Indicação número 02 de 2017, que indicando que o Executivo Municipal apresente um projeto de Lei que verse sobre a prorrogação da licença-paternidade aos servidores municipais de Buriti dos Montes-PIProjeto de Lei número 04 de 2017, que institui e regulamenta o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no âmbito do Município de Buriti dos Montes e dá outras providencias.

 Logo em seguida foi facultada a palavras a todos os vereadores presente:

O Vereador José Lusinaldo Soares Saudou a todos com uma boa noite,  iniciou seu discurso agradecendo a Deus por estar de volta a casa legislativa após o recesso, flou dos eventos festivos que aconteceu no município agradeceu  a participação de todos nos festejos de Nossa Senhora do Monte Serrat. Falou que participou da realização do Canyion Fest Poti, onde recebeu a notícia de que o governador do estado assinou a ordem de serviços da estrada da PI 322 trecho que liga Buriti dos Montes até a divisa com o Ceará, que é motivo de muita alegria. Falou de sua participação em algumas festas de formaturas de filhos de Buriti dos Montes, onde parabenizou os pais e os recém formados em farmácia Jessica Germano de Sousa e Pedro Soares Cavalcante pelas suas conquistas, parabenizou também a Sayonara Soares Torres filha de Dr. Francisco Jose e Meyre que se formou em  medicina e Ises Monte Soares filha de Professor Soares e Joana Darc  que se formou em  Engenharia Civil, parabenizou a Administração Municipal pela realização da I Semana Cultural,  um evento muito importante que estar sendo realizado na cidade, onde espera que nos próximos anos seja maior ainda e com grande participação de todo o município. Agradeceu o Professor Derocy pelo convite para o I seminário sobre a conscientização ambiental e desenvolvimento sustentável da região do Rio Poty. Comunicou que durante o recesso trabalhou em vários temas relacionado ao meio ambiente e que estar com quatro leis em mãos que nessa semana marcará uma audiência com o Prefeito Municipal para tratar desses temas e apresentar as leis para que possa chegar num consenso com relação às leis e tentar proteger aquilo que a gente tem de importante como Turismo, meio ambiente e a proteção do nosso Rio Poty. Falou que com muita preocupação estar vendo que Buriti dos Montes está sendo usado por outros municípios e não ver que Buriti tem algum ganho com isso e que precisa dizer para os outros municípios, para o Estado do Piauí e para o Brasil que Cânion e nosso. E que esse pacote de leis é que vão fazer a proteção de nossas riquezas. Que objetivo é que a Prefeitura de Buriti dos Montes tenha rentabilidade às visitações que são feitas no Cânion do Rio Poty, como também no nosso sítio arqueológico que em breve Com certeza será aprovado. Falou a noticia que o governador anunciou que dará uma ambulância para cada munícipio do Piauí que uma boa noticia para nossa cidade.  Parabenizou os nobres colegas por suas proposituras colocadas nas sessões anteriores. e pediu o apoio de todos em seus projetos. E por fim Parabenizou o estudante Rui Aylan e seus pais pela conquista da medalha de bronze na olímpiada brasileira de matemática.

O Vereador Jose Olavo Marinho de Loiola Saudou a todos com uma boa noite iniciou seu discurso parabenizando os nobres colegas vereadores por este projeto da semana cultural, onde este evento e muito importante para o município falou da visita luz para todos que está de volta no estado do Piauí, onde estão técnicos visitando todo o município. Falou de alguns descontos que os agricultores estão recebendo dos bancos. Falou da construção da estrada e que em conversa com o deputado Paulo Martins em relação aos serviços da obra ficou um pouco desaminado e que está apreensivo com o andamento desta obra, mas espera que seja realmente concluído esta tão sonhada estrada.

O vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa em seu discurso saudou a todos com uma boa noite e falou da construção da estrada Buriti dos Montes até divisa com ceara que é de grande importância para o município,  falou também sobre o programa luz para todos, que venha realmente para atender toda a população que está necessitando de iluminação pública e que não seja só promessa. Finalizou suas palavras Falando um pouco do cenário político que se apresenta neste momento no Brasil.

O Vereador Francisco Wagno Furtado Soares saudou a todos com uma boa noite iniciou seu discurso parabenizando o time de futebol Cobras por serem campeões da Copa Mangueira, por ser um campeonato que vem acontecendo há 16 anos. Parabenizou a administração pública pela realização da I Semana Cultural falou das atividades que aconteceu e que estava por acontecer durante a semana cultural, aonde todos vêm trabalhando para a realização deste belíssimo evento. Falou do lançamento do livro dos professores Marcos Luan, Raimundinha Melo e Desterro Barros, onde convidou a todos a se fazerem presentes. mais uma vez  parabenizou o estudante Rui Aylan pela conquista da medalha nas olimpíadas de matemática e por fim pediu que o governador resolva logo o problema dos transportes dos alunos do estado.

O Vereador Jose Olavo Marinho de Loiola usou a palavra mais uma vez para falar dos 2 km de asfalto que o governador autorizou para nossa cidade, e que essa união dos vereadores e muito importante para população buritiense e agradeceu o professor Derocy pelo convite para o I seminário sobre a conscientização ambiental e desenvolvimento sustentável da região do Rio Poty

O Vereador Francisco das Chagas Marinho Neto em seu discurso agradeceu a presença nesta casa do aluno Rui Aylan, onde mais uma vez o parabenizou por levar o nome do município de Buriti dos Montes para o cenário da educação nacional. Falou do problema do transporte público de alunos da escola Antônio Deromi Soares, onde espera que este problema logo se resolva. Agradeceu ao vereador Antônio Erneudo pela doação do terreno para construir esta quadra de areia. Falou de sua preocupação com a construção deste trecho de estrada, onde fez uma visita ao secretário do estado e que se sente muito preocupado com ouviu do secretario que a empresa que ganhou a licitação provavelmente não tenha condições de realizar esta obra. Falou da união desta casa legislativa em trabalhar pela população de Buriti dos Montes.

O Vereador Francisco de Assis Batista saudou a todos com uma boa noite e usou a palavra para pedir o apoio dos nobres colegas para aprovarem seus pedidos de requerimentos, e contou a história da família Monte, que é família importante e família formadora da cidade, que todas as famílias locais são família Monte, contando uma história dos antepassados deste clã, finalizou parabenizando a equipe dos Cobras Futebol Clube, campeão da 16ª Copa Mangueira, na cidade de Castelo do Piauí no ultimo sábado, quando o time buritiense venceu a equipe do São Miguel Esporte Clube, pelo placar de 6 a 0, levantando o nome da cidade de Buriti dos Montes e o nosso esporte.

A Vereadora Maria Arlete Leite saudou a todos com uma boa noite e usou a palavra para falar de alguns problemas relacionados a evasão dos alunos na sede e nas escolas municipais e também o problema de transporte dos alunos. Onde pediu que fizesse um pedido de requerimento para se trabalhar a evasão de alunos nas escolas municipais de Buriti dos Montes. Demonstrou preocupação ao falar do programa Luz Para Todos, pois os técnicos não visitaram todas as localidades  de nosso município. Passou a falar sobre a preocupação com os problemas de abastecimento de água, reconhece a existência dos problemas, mais que as comunidades também tem usado de forma desordenada este valioso recurso, comentou sobre a importância do projeto de lei de autoria do vereador José Lusinaldo Soares e parabenizou o vereador Francisco de Assis Batista pela aula que deu sobre a história da família Monte.

O vereador Francisco das Chagas Marinho Neto pediu a fala mais uma vez, para parabenizar o servidor público municipal Djanir Soares Monte, pelo trabalho desempenhado nos projetos de energia elétrica, na zona rural deste município.

O vereador Antônio Edmilson Soares Monte saudou a todos com uma boa noite  e iniciou sua palavras falando sobre o aluno Rui, medalhista, presente nesta sessão e que engrandeceu o município de Buriti dos Montes, passou a falar sobre o transporte escolar estadual, elencando problemas do referido problema, que a empresa que vence a licitação no âmbito do estado faz sublocações dentro do contrato e  esse repasse de responsabilidades causa prejuízos aos alunos, passou a falar sobre o sistema de abastecimento de água, explicando a implementação do SAAE, bem como dos problemas de consumo. Seguiu parabenizando o município pelo evento que está acontecendo, a Semana Cultural de Buriti dos Montes que um evento muito importante para todos os buritienses.

O vereador Francisco Herculano Soares iniciou sua fala parabenizando a equipe Cobras Futebol Clube, campeão da 16ª Copa Mangueira, na cidade de Castelo do Piauí no ultimo sábado, quando o time buritiense venceu a equipe do São Miguel Esporte Clube, pelo placar de 6 a 0, parabenizou o vereador Francisco Wagno Furtado Soares pela passagem do seu aniversário, parabenizou a realização da Primeira Semana Cultural, que é um aprendizado para maiores e melhores eventos, passou a falar sobre o problema de falta de água , explicando que a falta educação do consumo é ainda um grande e recorrente problema, comentou que convidará o Diretor do SAAE, Waldecy Soares para prestar esclarecimentos e demonstrar aqui os desafios desta autarquia que inicia seu trabalho no município, comentou sobre a construção da estrada que liga Buriti dos Montes ao estado do Ceará, passou a falar sobre uma reunião realizada nesta tarde no Complexo Administrativo Municipal com Prefeito, Primeira Dama e Professores Doutores Weligton Lage e Conceição Lage, falando que desta reunião uma importante obra que virá para o Município e que o Prefeito já disponibilizou o terreno  para esta importante obra, encerrou parabenizando a Escola Estadual Antônio Deromi Soares, a família e especialmente o aluno Rui, que recebeu medalha de bronze na olimpíada nacional de matemática, convidando o aluno para receber a homenagem de cada vereador e uma lembrança da câmara municipal. Na ocasião cedeu um espaço para o aluno Rui Aylan onde o mesmo agradeceu aos vereadores pela justa homenagem.

Ordem do Dia Constou das seguintes matérias:

Requerimento Nº 11 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada saindo da comunidade Bebedouro até a comunidade de Oiticica. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Requerimento Nº 12 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada da Fazenda Nova até a comunidade de Conceição dos Marreiros. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Requerimento Nº 13 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada da comunidade de Cana Brava até a Localidade de Cumbe. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Requerimento Nº 14 de 2017, que solicita que seja providenciado o alargamento da estrada da comunidade de Jatobá Medonho até a Localidade de Lajedo, sendo 7 Quilômetros e com colocação de piçarra. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola.  Requerimento Nº 15 de 2017, que solicita que seja providenciado 300 metros de calçamento, saindo da residência do senhor Raimundo Filismino até a residência da senhora Maria Santos, na comunidade de Jatobá Medonho. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola. O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Primeira votação.

  

 

Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a presente sessão, marcando outra para o dia 25.



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 31°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.