Anterior

Capacitação integrada dos visitadores Municipais do Programa Criança Feliz dos municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí.

15/08/2017

Anterior

Próxima

Prefeitura disponibiliza Oficina de Grafite para as crianças e adolescentes de Buriti dos Montes

15/08/2017

Próxima
15/08/2017 - 12:17
Câmara Municipal de Buriti dos Montes volta aos trabalhos legislativos após recesso

Câmara municipal após o recesso realizou nesta sexta-feira, dia 11 a primeira sessão ordinária do mês de agosto a os trabalhos contou com a presença do presidente e vereador Francisco Herculano Soares Lima, Vereadora e Primeira Secretária Maria Arlete Leite e dos seguintes vereadores: Antônio Edmilson Soares Monte, José Olavo Marinho de Loiola, Francisco de Assis Batista, Francisco das Chagas Marinho Neto, Francisco Wagno Furtado Soares.

Após a leitura da Ata anterior foi lido também o Pequeno Expediente que Constou das seguintes Matérias.

Requerimento Nº 11 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada saindo da comunidade Bebedouro até a comunidade de Oiticica. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Requerimento Nº 12 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada da Fazenda Nova até a comunidade de Conceição dos Marreiros. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Requerimento Nº 13 de 2017, que solicita que seja providenciado a recuperação da estrada da comunidade de Cana Brava até a Localidade de Cumbe. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista. Requerimento Nº 14 de 2017, que solicita que seja providenciado o alargamento da estrada da comunidade de Jatobá Medonho até a Localidade de Lajedo, sendo 7 Quilômetros e com colocação de piçarra. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola.  Requerimento Nº 15 de 2017, que solicita que seja providenciado 300 metros de calçamento, saindo da residência do senhor Raimundo Filirmino até a residência da senhora Maria Santos, na comunidade de Jatobá Medonho. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola.

 

Logo em seguida a leitura da Ata e do Pequeno expediente o presidente facultou a palavras aos vereadores presentes.

 

O vereador Francisco Wagno Furtado Soares: Saudou a todos com uma boa noite, deu inicio suas palavras falando que a gente esteve ausente dos trabalhos legislativos durante o recesso da Câmara Municipal mas que esteve acompanhando alguns eventos aqui no nosso município em outras cidades eventos como a festa do bode na localidade Boa vista, festejo de Nossa Senhora do Monte Serrat Padroeira de Buriti dos Montes que teve uma grande participação da população e também do evento realizado em castelo do Piauí o Cânion Fest Poti. Comunicou que provavelmente no próximo ano o Cânion Fest Poti será realizado no mês de maio. Pois o Prefeito Municipal de Castelo do Piauí estar com essa proposta, pois e um período melhor para visitas dos turistas ao cânion. Também falou que teve acompanhando a equipe de futebol “Os cobras” equipe que representa Buriti dos Montes na Copa Mangueira e que o mesmo fará a final contra a equipe de São Miguel e que estará marcando presença para prestigiar o evento que é um evento tradicional e importante que já são 15 anos de copa mangueira onde este ano terá uma premiação de 7 mil Reais para o Campeão e 3 mil para vice- Campeão. Finalizou suas palavras falando da abertura da I semana Cultural da cidade que será realizado logo mais na praça da matriz onde acontecerá varias apresentações como danças e desfiles e também a apresentação dos Cabriolas tocando muito forro. Falou que sábado terá a feira cultural, cinema na câmara municipal e que será uma semana toda de eventos. e por fim Agradeceu pela presença do Deputado Georgiano Neto que esteve aqui na cidade no dia 18 de julho que o mesmo concedeu 5 mil metros de calçamentos para nossa cidade.

 

O vereador José Olavo Marinho de Loiola: Saudou a todos com uma boa noite, iniciou sua fala agradecendo a Deus por estar de volta aos trabalhos legislativo depois do recesso, disse que estar junto com seus colegas  lutando para que os Deputados tragam  mais obras para nosso município e que agora recentemente o governador assinou os serviços para conclusão da estrada que liga Buriti dos Montes até a divisa com o ceara e que agora vai ficar torcendo  para que essa tão sonhada estrada seja concluída. 

 

O vereador Francisco das Chagas Marinho Neto: saudou a todos com boa noite e agradeceu a Deus por estar dando saúde a todos para testar retornando aos trabalhos legislativos.  Iniciou sua fala agradecendo aos nobres colegas, falou que no dia 10 de Julho o Governador veio para Campo Maior para casa do ex-prefeito Paulo Martins e ele conseguiu em um pequeno espaço na agenda de Governador para o receber e que levou um pedido de toda casa solicitando 2 Km de asfalto aqui para sede onde foi atendido e o governado autorizou o pedido, disse que foi até Setrans e protocolou o oficio até um pouco atrasado pois os processo já estava lá que o processo foi dada entrada no dia 20 julho. Falou que acerca de uns 15 a 16 dias foi até a prefeitura falar com o Prefeito Municipal porque o pedido que o mesmo fez ao Deputado Flavio Nogueira Junior de um calçamento para o assentamento Jurema era necessário um termo de cooperação técnica um documento onde a secretaria do Estado e o município nomeia um funcionário para ficar acompanhando a obra. Comunicou que já foram deixar alguns materiais e que terça feira já dão inicio aos serviços da obra com isso deixou seus agradecimentos ao secretario de estado e também ao Prefeito Municipal por ter lhe recebido e atendido o seu pedido. Falou também do pedido que fez ao governador de uma quadra de areia para localidade jatobá medonho e que nestes dias teve juntamente com os engenheiros da FUNDESPI para visitar o terreno e finalizar o projeto. Agradeceu o nobre colega vereador Erneudo pela doação do terreno. E que já esta com o documento de declaração de doação de terra em mãos. Dando continuidade a sua fala parabenizou o Padre Chagas pela realização do belíssimo festejo de Cana Brava onde a Igreja obteve umas das maiores arrecadações de todos os anos, agradeceu também a presença de todos que compareceram para prestigiar o evento.

O vereador Francisco Wagno Furtado Soares: tornou  usar a palavras para falar que esteve em Teresina juntamente com a Diretora da Unidade Escolar Antonio Deromi e o aluno  Rui Aislan que foi medalhista das olimpíadas de matemática para participar e receber a medalha conquistada pelo o aluno de nosso município. Que no evento esteve presente o Governador e a Rejane Dias onde o fizeram cobrança para reforma da quadra de esporte da escola e agradeceram pela implantação curso de administração que será realizado em nossa cidade.  Falou também que o governador disse que as maquinas estarão aqui até o final do mês para dar inicio aos serviços da estrada que liga ao ceara. Falou também do alargamento que será realizado na ladeira das queimadas.

O vereador Francisco de Assis Batista: Saudou a todos com uma boa noite, e fez uso de suas palavras para pedir apoio dos nobres colegas em suas proposituras e requerimentos enviar ao Sr. Prefeito Municipal onde solicita melhorias nas estradas da Localidade Cana Brava e região. E por fim agradeceu a todos e disse que estas obras que estão vindos ao nosso município que sejam bem vindos.

A vereadora Maria Arlete Leite: Saudou a todos com uma boa noite, fez o uso de suas palavras para parabenizar em nomes de Rui Aislan medalhista da Olimpíada de Matemática em nome de todos os estudantes pela passagem de seu dia. Como domingo é o dia dos pais a vereadora deixou seu forte abraço aos pais da casa legislativa e também a todos os pais de nosso município. Falou que ao passar dos anos o poder legislativo vem cada vez mais desenvolvendo melhores trabalhos em prol do povo buritiense. Que cada um dos vereadores desta casa corre atrás de emenda com os deputados e busca sempre benefícios para melhoria do município. Falou da I semana Cultural que será realizado em Buriti dos Montes e que os saberes, a cultura, Aprendizagem e os costumes e de suma importância para o povo.  Desejou  que a semana cultural de muito proveito para nossa população e que a população consiga atingir seus objetivos desta semana cultural e por fim falou que este mês de julho foi muito gratificante pois foi o mês que comemora  Nossa Senhora do Monte Serrat, onde foi realizado os festejo que foi um evento muito acolhedor e participativo e o mais agradeceu a todos que colaboraram para realização de nosso festejo.

O vereador Antônio Edmilson Soares Monte: Saudou a todos com uma boa noite, agradeceu a Deus por estarem de volta aos trabalhos legislativos, fez o uso de suas palavras falando um pouco dos eventos realizados durante o mês de julho onde foram eventos bastante proveitosos e que em relação a câmara municipal pelo o que ele e os demais Vereadores propôs e realizaram que ficou uma marca dentro do município com os eventos que levaram ate a casa legislativa e que essa continuidade deu visão a seus trabalhos como vereadores. E que seus objetivos como politico e tipo esse ter expressão. E que sempre vão buscar juntos a outros representantes políticos benefícios para melhoria de nosso município.

O vereador e Presidente Francisco Herculano Soares Lima: saudou a todos com uma boa noite, fez o uso de suas palavras para lembrar que o dia 11 de agosto além de ser o dia do estudante também e dia do Advogado na ocasião aproveitou para parabenizar e agradecer o Advogado Claudio Luache pelo o que fez e  pelo que faz por esta casa Legislativa, parabenizou também o Vereador Neto pelo o que fez hoje em relação à administração em relação a Valmi onde fez sinceros agradecimentos pelos mesmo.  Disse que eles às vezes têm uma fama de ser linguarudo de brigar ou de reclamar o disso ou daquilo, mas é muito bonito quando a gente tem a humildade de reconhecer e de parabenizar quando tá certo e que acha isso extremamente louvável. Disse também que ver no quinto mandato eletivo o Valmi completamente transformado e renovado ver a figura do nosso prefeito hoje diferente da figura de outros tempos com uma capacidade de diálogo com a sociedade com esta casa com governo do estado que nunca ele teve. Disse que ver na figura do prefeito Valmi uma figura Renovada completamente, um administrador diferente do que nós vimos em tempos passados e vejo um progresso muito grande na administração principalmente depois que Claudio Luache passou a está dando essa imensa contribuição administração que veio a melhorar realmente administração as ideias e o andamento da administração Municipal. Comunicou que esteve no dia 7 de Julho em Campo Maior na Câmara Municipal de Campo Maior no lançamento do Conselho de desenvolvimento sustentável do território dos Carnaubais, Falou que o governador do Estado dividiu o território do Piauí todinho em zonas de desenvolvimento estratégico porque ele quer em 2025 ter dobrado a renda per capita dos piauienses, ter modificado a estrutura do Piauí, a questão dobrado a industrialização a produção agrícola e tudo  é um é um planejamento estratégico e daqui até 2025 ele quer transformar o objetivo dele que esse plano transformem o Piauí realmente. E que nisso eles estão justamente discutindo o que é que é viável para o território dos Carnaubais o que é que pode ser feito. E que tecla a ser batido para melhoria do território dos carnaubais está sendo a questão da agua .Falou que  no dia 5 de agosto teve uma nova reunião em Castelo do piaui. e que tem uma no dia 24 em cocal telha para aprovação já do estatuto do Conselho que criou-se um conselho de desenvolvimento sustentável território dos Carnaubais aonde nós temos representação do Sindicato dos Trabalhadores, falou que o  Pequeno teve em Campo Maior e que o prefeito teve em Castelo e acredita que estará também em Cocal de Telha. Disse que fica extremamente incomodado quando alguém abre a boca simplesmente para criticar Buriti dos Montes sem fazer um paralelo com outros locais porque Criticar é fácil, mas vamos fazer um paralelo com outros lugares. Parabenizou o Vereador Wagno e os demais vereadores que participaram da construção do prédio da Câmara Municipal de nossa cidade e que é em poucos lugares que encontramos Câmaras como essa de Buriti dos Montes e é em poucos lugares que as pessoa tenham dialogo diretamente com os vereadores do município. Falou da abertura do festejo que aconteceu no dia 10 de julho e teve a inicio da procissão da Câmara Municipal, comunicou que a Câmara Municipal estará doando os seis ventiladores que estava faltando na igreja, Falou da  audiência pública realizado no dia 14 na prefeitura no auditório João do Monte onde teve o secretário do meio ambiente para primeira consulta pública A segunda foi no dia 15 na Conceição dos Marreiros e as duas foram sucesso onde trataram de assunto em relação Cânion do rio poty,  Parabenizou o governo do estado por assinar a conclusão da tão sonhada estrada que liga Buriti dos Montes até a divisa com o Ceará e também pelo os asfalto urbano, Parabenizou  todos os estudantes, parabenizou de um modo especial a escola Antônio Soares parabenizou a gestão da diretora Jackeline que vem mostrando nos últimos anos um desempenho muito bom naquela escola uma nova forma de trabalhar e que tem dado resultado realmente,  parabenizou o Rui e toda a sua família. E na ocasião Fez um convite a diretora Jackeline e o Rui e sua família para participar da próxima sessão para que a casa legislativa possa parabenizar, Falou um pouco do cenário politico em se que encontra nos país, falando em relação ao evento de Castelo do Piauí o Canyon Fest Poti, falou que em uma conversa com primeira-dama  passou um ideia para que a gente crie outros eventos também que chame a atenção do Cânion que realize um uma gincana Cânion do Rio Poty aonde agente envolva Castelo , Juazeiro e Buriti mas que a sede da gincana seja aqui, Finalizou suas palavras parabenizando o município pela I Semana Cultural um evento que realmente que vai marcar vai marcar a história em Buriti dos Montes e que temos que tentar valorizar realmente a cultura local, falou da abertura da I semana cultural que acontecerá logo mais após a sessão na praça da matriz, falou da importância das feiras culturais para produção familiar de nosso município.

 

Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a presente sessão, marcando outra para o dia 18, na mesma hora regimental.



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 25°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.