Anterior

Conheça o Projeto Jasmim e seus objetivos

12/07/2017

Anterior

Próxima

Droga Cida realiza sorteio no sábado de festejo de Buriti dos Montes

18/07/2017

Próxima
12/07/2017 - 16:06
Lançamento da ampliação do Projeto Jasmim

APOIO AO CMDCA DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FINANCIAMENTO FUNDAÇÃO ITAU SOCIAL
 Foto: Antonio Cruz 

BM Street durante apresentação

Nos últimos anos, o município de Buriti dos Montes avançou bastante no planejamento e implementação de políticas públicas que contribuíram significativamente para a melhoria da qualidade da educação. Tal fato foi motivado pela ampliação dos investimentos realizados nas estruturas das escolas, na valorização dos profissionais da educação, na formação contínua dos profissionais, atenção especial à Educação Infantil e a alfabetização na idade certa, distribuição de material escolar grátis, incentivo a formação de alunos leitores, parceria com as famílias, ampliação do transporte escolar, entre outros aspectos.

Apesar de durante muito tempo ter sido uma cidade pacata, hoje problemas como violência, prostituição, trabalho infantil e uso indevido de drogas, são mazelas que afetam principalmente o futuro das crianças, adolescentes e jovens da cidade.  O desemprego e a exposição desde cedo a bebidas alcoólicas, bem como a ausência de atividades lúdicas, educativas e esportivas, tem feito muitas vítimas; comprometendo o futuro de nossas crianças, adolescentes e jovens.

            Apesar dos investimentos na área da educação, saúde e assistência social, já com resultados visíveis; estes fatores (exposição às drogas, desemprego, ociosidade e ausência de atividades lúdicas e de lazer) têm deixado uma enorme lacuna que tem trazido resultados alarmantes ao meio social. Parte dos jovens com idade superior a 16 anos tem sido absorvida pelo mercado informal. Expostos na rua, aos perigos e sem nenhuma perspectiva de futuro melhor e mesmo leis trabalhistas que lhes assegurem direitos, este tem sido o destino de muitos jovens de baixa renda de Buriti dos Montes.

Com vistas a superação dessas problemáticas, a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo, desde de 2008 o Projeto Jasmim. Desde o seu surgimento o Projeto já beneficiou a mais de 1.000 crianças e adolescentes com jornada ampliada que oferece as seguintes atividades: aulas de dança (balé clássico e folclórico), aulas de teatro, aulas de capoeira,  palestras e reforço escolar. O projeto tem como proposta a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes  de baixa renda e que estejam em situação de risco, garantindo através de suas ações o sucesso e permanência na escola. Atualmente atende a 200 crianças com faixa etária de 8 a 17 anos, de ambos os sexos e residentes na zona urbana.

Contudo é necessário ampliar o número de vagas para crianças e adolescentes que moram no campo e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Assim, a implementação de uma política de educação integral, que considere o sujeito em sua dimensão multidimensional: física, cognitiva, intelectual, afetiva, social e ética é de fundamental importância para a inclusão social de crianças e adolescentes.Nessa perspectiva, a educação é concebida a partir da valorização dos saberes próprios da família e da comunidade, por meio do estímulo a circulação em vários territórios e o desenvolvimento de competências para participar da vida pública. Outro aspecto diz respeito à convivência social para a construção de valores pautados pelo respeito à diversidade e à solidariedade, bem como o domínio de competências e habilidades por meio de atividades socioeducativas, acesso às artes e às novas tecnologias, entre outras.

 

 

 

 



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 28°C    Mínima: 20°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.