Anterior

Abertura dos Festejo de Nossa Senhora do Monte Serrat padroeira de Buriti dos Montes – PI

10/07/2017

Anterior

Próxima

Lançamento da ampliação do Projeto Jasmim

12/07/2017

Próxima
12/07/2017 - 15:52
Conheça o Projeto Jasmim e seus objetivos

Projeto criado em 2008 contribui diretamente para a educação das crianças e adolescentes
 Foto: Antonio Cruz 

Momento em que a Secretaria de Educação Lurdinha fala sobre o Projeto Jasmim

Nesta última terça feira (11/07) foi realizado na Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes o lançamento do Projeto Jasmim após sua ampliação, principalmente no que se diz às atividades para as 4 escolas da zona rural: Cana brava, Nova Olinda, Jati e Jatobá Medonho . O objetivo foi socializar o projeto na versão de Educação Integral para o município, buscando um desenvolvimento educacional de qualidade.

Objetivos

Geral

Implementar a política de educação integral do Projeto Jasmim com vistas ampliação da permanência diária de crianças e adolescentes na escola a fim de desenvolver as dimensões da formação humana como a cognitiva, afetiva, histórico-social, profissional e familiar.

Especificos

•          Ampliar a oferta de vagas do Projeto Jasmim para crianças e adolescentes da zona rural assegurando que seus participantes desenvolvam suas dimensões física, cognitiva, intelectual, afetiva, social, ética, incluindo preferencialmente crianças e adolescentes que estejam em situação de risco;

•          Realizar processos formativos para os educadores do Projeto, bem como demais profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos para favorecer a ação-reflexão-ação, levando os mesmos a discutirem a realidade e intervir sobre a mesma.

•          Criar o Núcleo de Educação Integral (NEI) com a participação de profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação para agir na identificação dos principais entraves relacionados  ao atendimento de crianças e adolescentes, bem como a resolução dos mesmos;

•          Conhecer as famílias das crianças e acolhê-las como parte integrante da comunidade escolar, fortalecendo os laços de convivência familiar e comunitária por meio das ações do Projeto A família Aprendendo Junto e Mutirão da Cidadania;

•          Garantir a permanência e o sucesso na escola de todos os integrantes do projeto;

•          Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e reduzir os índices de  violência contra crianças e adolescentes.

 

Público 300 crianças

Comunidades 4 e sede

 

QUEM PODE FAZER ENCAMINHAMENTOS

 

Conselho Tutelar, Escolas Públicas, Centro de referência da Assistência Social, Profissionais do Programa Saúde da Família. Os encaminhamentos serão feitos por diferentes profissionais que atuam na área da infância e adolescência com vista garantir maior abrangência na identificação dos beneficiários.

 

AÇÕES PREVIAS E EXECUTIVAS: preparação de espaços, reuniões com escolas, seleção de público, processo licitatório para contratação de pessoal, contrapartidas para compra de material  

 

CONCEITOS QUE ORIENTARÃO A PROPOSTA

 

a concepção de educação integral considera o sujeito em sua dimensão multidimensional: física, cognitiva, intelectual, afetiva, social e ética, inserido em um contexto de relações, priorizando o desenvolvimento de todas essas dimensões humanas como condição de cidadania, num projeto democrático de sociedade. A Educação Integral articula as diversas áreas do conhecimento em formas de aprendizagem e fomenta a parceria escola e comunidade. Visa também, segundo Gonçalves (2006) a ampliação da permanência diária de crianças, jovens e adolescentes na escola a fim de desenvolver todas as dimensões da formação humana como a cognitiva, afetiva, histórico-social, profissional e familiar. Neste contexto vale elencar que,

 [...] é impossível realizar- se em intensidade e extensão uma sólida obra educacional sem se rasgarem na escola aberturas no maior número possível de direções e sem multiplicarem os pontos de apoio de que ela precisa, para se desenvolver, recorrendo à comunidade como a fonte que lhes há de proporcionar todos os elementos necessários para elevar as condições materiais e espirituais das escolas (AZEVEDO, 2010, p. 62).

          Ao longo dos anos, esse tipo de formação abrangente vem sendo propiciado em ambientes diversos e por várias instituições, dentro e fora da escola. Dessa forma, a educação integral é amplamente amparada na legislação brasileira. Ao citar que o ensino público deve fomentar “o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho", (o artigo 205 da Constituição Federal), aponta para a necessidade de uma formação multimensional aos cidadãos brasileiros.

          Seguindo essa linha, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069), promulgado em 1990 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394 - LDB), de 1996, reafirmam a importância de uma educação que extrapole os conteúdos tradicionalmente abordados nas escolas, valorizando a convivência familiar e comunitária, as manifestações culturais e os movimentos sociais. Além disso, a LDB prevê o compromisso do poder público brasileiro com a ampliação gradual da jornada escolar mínima de 4 horas diárias.

          O Projeto Jasmim é uma iniciativa municipal, proposta em conformidade com o Estatuto da Criança e Adolescente Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, Capítulo V do direito à profissionalização e a proteção no trabalho. Esse artigo mostra que: O Programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não governamental sem fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe condições de capacitação para o exercício de atividades regular remunerada, (ECA, 1990)

 

 

Resultados esperados

 

O Projeto Jasmim contribuirá para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes  por meio de estímulos para a valorização do saber social, base para o desenvolvimento e valorização das práticas e aptidões, valores e sentimentos, de modo a contribuir para a formação de cidadãos confiantes em si mesmos e comprometidos com a sociedade em que vivem, garantindo a permanência e o sucesso na escolar, bem como, a redução dos índices de trabalho infantil e violência contra crianças e adolescentes. Através da ampliação das ações do Projeto pretendemos Por meio de suas ações almejamos o alcance das seguintes metas:

- Garantia de que 100% dos participantes do projeto terão os laços de convivência familiar e comunitária fortalecidos.

-Assegurar a aprovação de 100% dos alunos da jornada ampliada;

- Reduzir o abandono escolar para 0%;

Alfabetizar 95% das crianças e adolescentes do reforço escolar;

 

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Reuniões: são realizadas sistematicamente, com frequência mensal, objetivando promover uma maior articulação entre parceiros e técnicos;

2.         Visitas: são executados sistematicamente pela equipe técnica do Projeto, em nível municipal, focando a família, a escola, os núcleos de jornada ampliada e oficinas;

3.         Fichas e cadastro e acompanhamento dos beneficiários têm por finalidade ser subsídio comparativo a cerca do acompanhamento e evolução de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias, levando em conta o rendimento na escola, a mudança de comportamento, a aprendizagem, a profissionalização e o emprego. 



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 28°C    Mínima: 20°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.