Anterior

SAAE realiza etapa de cadastramento em Buriti dos Montes

27/06/2017

Anterior

Próxima

Jovem de 17 anos é assassinada com vários tiros em Altos

28/06/2017

Próxima
27/06/2017 - 23:44
Câmara Municipal: Sessões do Mês de Junho

Vereadores oferecem Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo a vários buritienses
 Foto: Antonio Cruz 

Sessão na Câmara Municipal de Buriti dos Montes

Foi realizada nesta última semana mais uma sessão com os nobres vereadores da Câmara Municipal de Buriti dos Montes, como manda o regimento, após a leitura da ata realizada pela 1ª Secretária, Vereadora Arlete Leite o presidente declarou aberta a sessão ao mesmo tempo em que autorizou a leitura das matérias do dia.

·         Constou de Projeto de Lei 04/2017 que dispões as diretrizes orçamentárias para o exercício do ano de 2018 e dá outras providências. Prefeitura Municipal

·         Projeto de resolução 01/2017 de autoria do Vereador José Lusinaldo Soares, concede o título de cidadão honorário de Buriti dos Montes a José Wellington Barroso de Araújo Dias.

·         Projeto de resolução 02/2017 de autoria do Vereador José Lusinaldo Soares, concede o título de cidadão honorário de Buriti dos Montes a Gregório de Morais.

·         Projeto de resolução 03/2017 de autoria do Vereador José Lusinaldo Soares e Vereadora Maria Arlete Leite, concede o título de cidadão honorário de Buriti dos Montes a Benedito Rubens Luna de Azevedo.

·         Projeto de decreto Legislativo 08/2017 de autoria do Vereador Francisco das Chagas Marinho Neto, dispõe sobre concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo ao Dr. Victor Ramill Soares e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 09/2017 de autoria da Vereadora Maria Arlete Leite, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Marcelo Cavalcante Belo e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 10/2017 de autoria do Vereador Antônio Edimilson Soares Monte, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Francisco Antônio Alves de Sousa e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 11/2017 de autoria do Vereador Antônio Edimilson Soares Monte, dispõe sobre concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo a Senhora Maria do Carmo Soares de Almeida e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 12/2017 de autoria do José Lusinaldo Soares, dispõe sobre concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr Francisco Lima do Monte e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 13/2017 de autoria do Vereador Francisco Wagno Furtado Soares, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Raimundo Valdinar Soares e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 14/2017 de autoria do Vereador Francisco Herculano Soares Lima, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Antônio Milton Bezerra da Silva e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 15/2017 de autoria do Vereador Francisco Herculano Soares Lima, dispõe sobre concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo a Senhora Ana Hilda Soares e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 16/2017 de autoria da Vereadora Maria Arlete Leite, dispõe sobre concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo ao Senhor José Valmi Soares e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 17/2017 de autoria do Vereador Francisco Wagno Furtado Soares, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Lourival Alves de Miranda e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 18/2017 de autoria do Vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Cícero Araújo Silva Junior e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 19/2017 de autoria do Vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa, dispõe sobre concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo ao Senhor Enoque Marques Barbosa e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 20/2017 de autoria do Vereador José Olavo Marinho de Loiola, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Arcanjo Itamar Pereira de Sousa e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 20/2017 de autoria do Vereador José Olavo Marinho de Loiola, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Arcanjo Itamar Pereira de Sousa e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 21/2017 de autoria do Vereador Francisco das Chagas Marinho Neto, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Hildo Moura e dá outras providências.

·         Projeto de decreto Legislativo 22/2017 de autoria do Vereador José Lusinaldo Soares, dispõe sobre concessão de Diploma de reconhecimento ao Mérito Desportivo ao Sr. Hilton Paulino de Sousa e dá outras providências.

Logo após a 2ª votação dos Requerimentos da Sessão Anterior o Presidente e Vereador Francisco Herculano Soares Lima declarou por encerrada a presente Sessão.

Dando Continuidade e após ser dispensada a leitura da ata da sessão anterior, o Presidente declarou aberta a seguinte sessão e facultou a palavra aos vereadores presentes.

Grande Expediente

O Vereador José Lusinaldo Soares iniciou sua fala saudando a todos presentes no Plenário da Câmara, dando continuidade o Vereador Lusinaldo relatou que juntamente ao Prefeito e o Casal de arqueólogos Wellington e Dona Conceição visitaram o sítio bebidinha e pela 1ª vez viu a tamanha riqueza que Buriti dos Montes tem e não conhece, que são as escrituras rupestres, o vereador também comentou sobre uma expedição ocorrida no início do mês no Cânion do Poty, expedição essa que teve a presença de muitas autoridades e representantes governamentais, o objetivo é criar o Parque Estadual do Cânion do Poty. Quanto aos títulos oferecidos pelo vereador, este comentou da importância que cada um deles tem para a nossa cidade e o que já fizeram para o município. Lusinaldo falou sobre a nomenclatura do “Ex-Cachaça Fest” que agora será “Cânion Fest Poty”, Lusinaldo falou que vê de um modo triste a mudança, pois por questão de marketing e por ter apoio do Governo decidiram realizar a mudança sem ao menos ter sido levada à Câmara Municipal. Então temos um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil e através deste marketing Castelo está apenas querendo maquiar a realidade, deixando assim uma questão tradicional para trás, que era o Cachaça Fest.

Wagno iniciou sua explanação falando da reunião da AVEPI onde o mesmo juntamente com os Vereadores Lusinaldo e Erneudo, que tinha como objetivo ressaltar aos vereadores presentes a questão do poder que o vereador tem quanto à fiscalização dentro do município, na mesma foi falado também sobre as emendas impositivas, nas quais dariam possibilidades de cada vereador ter a chance de poder realizar diretamente obras na sede e nas localidades, já que de acordo com as emendas estaduais o poder executivo tem a obrigação de executar tais emendas. Wagno deixou seus pesares pelo falecimento de Sávio Soares, filho do Professor Charles Roberto.

Vereador Erneudo falou sobre a questão das emendas impositivas, pois as pessoas cobram por melhorias e ficamos a mercês das execuções do poder executivo, pois são muitos os pedidos e não são concluídos, mas as pessoas acreditam que são os vereadores que não levam tais dificuldades.

Vereador Neto iniciou sua fala adiantando o apoio a todas as proposituras dos colegas, em especial à propositura do colega Lusinaldo em dar o título de Cidadão Buritiense ao Governador W. Dias. Ao mesmo tempo em que o Vereador pediu o apoio dos colegas para a concessão do título de cidadão Buritiense ao Deputado e atual Presidente da FUNDESPI Paulo Martins. Quanto à inserção asfáltica na PI 322 que Liga Buriti dos Montes à Crateús o Vereador falou que todos estão ansiosos para o retorno da obra, devido à sua importância. Neto também falou dos valores sobre as taxas do SAAE, pois há boatos que os valores serão de 18,00 R$ para baixa renda e 30,00 R$ para os outros domicílios, o Vereador falou que seria interessante realizar um levantamento nas cidades vizinhas, pois em castelo a taxa baixa renda em Castelo é de 13 reais. Em seguida o Vereador comentou um pouco sobre a concessão dos títulos de cidadãos escolhidos pelo mesmo.

Em um presente momento da sessão houve um levantamento de discussões sobre a questão de valores, sendo que os vereadores discutiram a possibilidade de valores, procuramos os representantes do Executivo e fomos informados de que, “o valor ainda será divulgado, ainda está em análise, após discussão o Prefeito fará um decreto definindo quanto será pago pelo consumo da água”.

 

O Vereador Herculano iniciou sua explanação dizendo que faria de acordo com as outras sessões iria dar uma parte de seu tempo para o povo, na sessão em questão o presidente convidou o CMDCA, onde o Presidente falou um pouco sobre os trabalhos realizados pela entidade. Em seguida o vereador falou que dispensa comentários sobre a escolha de Ana Hilda para receber a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo. Comentou também sobre a escolha de Milton “Pardal”. Herculano também falou sobre as sessões de cinema que haverá durante o mês de Julho, ressaltando a importância dessa atividade cultural, já que Buriti dos Montes é uma cidade carente quanto a eventos do tipo. Finalizando o vereador falou sobre o apoio quanto ao III “Arraiá dos Cumpadis e dos Cumpadis”, Herculano também falou sobre a realização da Feira que será realizada no dia 14 de julho, realizada pela Prefeitur e SEPLAN, mesmo dia que haverá uma audiência pública e uma visita ao cânion do Poty.



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 28°C    Mínima: 20°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.