Anterior

E pra Zera o Estoque: Mega Liquidação da LOUANA CENTER, com até 30% de descontos.

30/03/2017

Anterior

Próxima

CRAS de Buriti dos Montes apresenta Culminância do projeto girassol

04/04/2017

Próxima
30/03/2017 - 15:19
Vereadores realizam última Sessão do Mês de Março

Vereadores discutem situação dos funcionários do Hospital
 Foto: Antonio Cruz 

Câmara Municipal de Buriti dos Montes

Nesta última semana foi realizada a ultima Sessão do mês de março, onde vereadores discutiram bastante sobre situação dos funcionários do Hospital Municipal.

Após leitura da ata o presidente autorizou a a leitura das matérias.

Pequeno Expediente:

Constou de matérias deste Poder Legislativo.

·         Requerimento Nº 09 de 2017, que solicita que seja providenciado a construção de uma praça no entorno da Igreja de São Francisco, no Assentamento São Francisco. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola.

·         Moção de Pesar nº 01 de 2017, em que se manifesta pesar pelo falecimento de Nantilde Soares do Monte.

O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Segunda votação.

Grande Expediente:

Momento em que a palavra é facultada aos vereadores

Dando início às discussões da Sessão o Vereador Wagno Furtado lamentou o falecimento de Dona “Tidinha”, uma pessoa querida matriarca de uma enorme família, família essa que tem contribuído bastante no desenvolvimento de um modo geral em nossa cidade. O vereador falou sobre a suspensão da licitação da construção da estrada que liga Buriti dos Montes à Crateús que deveria ter sido realizada no último dia 22 de março. Dando continuidade Wagno comentou sobre o momento esportivo em nossa cidade, “Terminamos a pouco o I Torneio de Inverno e agora estamos tendo a Copa da Amizade na localidade Morro do Jati e nessa semana começamos o III Campeonato Municipal de Futsal, ambos já se tornaram tradicional, ou seja, nosso esporte não para” disse Wagno. O Vereador lembrou que nesse mês de Abril será realizado mais um torneio de Cavalos, sendo no dia 23 já adentrando nas festividades do aniversário da cidade. Quanto aos reparos na estrada que liga Castelo do Piauí à Buriti dos Montes, Wagno lamentou o péssimo serviço que está sendo realizado, e os transeuntes já veem futuras próximas complicações na PI. Finalizando Wagno comentou sobre a visita do Secretário de Segurança em Castelo do Piauí, onde foi acordado a criação de uma nova companhia de Polícia em frente ao banco, a fim de intimidar futuros assaltos e assim poder garantir o funcionamento da Agência para todos os clientes da região.

O Vereador Neto Marinho deu início em sua explanação também deixando seus pesares à família de Dona “Tidinha”, quanto À licitação da estrada de Buriti dos Montes à Crateús o Vereador comentou que todos se assustaram quando viram a suspensão da licitação, ao mesmo tempo o Vereador agradeceu ao Secretário de Transportes do Estado Guilherme Mano que explicou a situação detalhada após visita juntamente com o Deputado Flávio Nogueira, “O motivo da suspensão foi, as empresas não aceitaram o valor licitado atual, já que este correspondia a um valor defasado, então será anunciado um novo valor da licitação para que assim as empresas possam participar da licitação em cima de um valor previsto” disse Neto Marinho. Neto Marinho também falou que seria necessário entrar em contato com o Secretário de Segurança Fabio Abreu para marcar uma audiência assim como houve em Castelo, para solicitar um maior contingente para nosso município. Neto deu continuidade parabenizando São Paulo e Divisa pela final do campeonato do I Torneio de Inverno, o Vereador comentou sobre o novo Presidente da FUNDESPI que é uma pessoa de nossa região e essa posição pode nos ajudar nesse setor esportivo, principalmente conseguindo a liberação do repasse para o término do Estádio Municipal, o vereador também aproveitou o momento para agradecer ao Poder Executivo pela solução do problema do Motor no Assentamento Jurema, agradecendo diretamente ao Funcionário Municipal Waldecy, pois logo também será realizada um reforma na casa do Motor, frisou que quando é necessário cobrar e criticar isso será feito, mas quando houver coerência para elogios o vereador agiria da mesma forma. Finalizando o Vereador Neto comentou sobre a triste situação dos funcionários do Hospital Municipal, que há muitos meses estão sem receber seu salário, o último repasse ficou faltando cerca de 2 mil reais para completar a folha, então o Vereador pediu para que o poder executivo tomasse uma providência e tentasse resolver essa situação.

O Vereador Zé Olavo usou a palavra para também falar da triste situação destes trabalhadores, pois desde a municipalização, quando o Estado passou quase toda a responsabilidade do Hospital para o Município que, eles veem sofrendo com a situação, salários atrasados, sem benefícios dentre outras dificuldades. O vereador também falou que desde a municipalização a Prefeitura vem arcando com um custo até considerável, desde o combustível da ambulância, manutenção, plantões médicos dentre outros. De acordo com Vereador o Prefeito Municipal procurou o Secretário de Saúde e prometeram em melhorar a situação, o que resta é esperar tal melhoria.

O Vereador Lusinaldo Soares deixou seus sentimentos aos familiares de Dona Tidinha, explanou um pouco sobre a importância do Casal (Raimundo e Tidinha) assim como sua família tem para toda nossa cidade. Em seguida o vereador falou sobre a Lei da terceirização, lei esta que rasga literalmente a nossa constituição, tirando mais uma vez qualquer benefício do trabalhador, Lusinaldo explanou um pouco sobre a Lei e seus malefícios. Em seguida fez um breve comentário em relação à estrada PI322, onde assistiu em programas que o Governador está tentando conseguir junto à União recursos para construção de obras de infra estrutura em todo o estado, dentre elas a construção de nossa estrada. Lusinaldo aproveitou o momento para agradecer ao Governador pela construção da estrada que liga Buriti à Baixa do Cajueiro, e logo a essa que está quase em fase de término da PI que liga Buriti dos Montes à Crateús, e torce muito para que logo possamos estar nos beneficiando destra importante obra para nosso município. Lusinaldo também se solidarizou com os funcionários do hospital local, pois além dos salários atrasados estes também sofrem com a questão do repasse do INSS, pois atualmente não há uma contribuição e sim um depósito em uma conta separada. Quanto aos repasses o Governo está errando, pois é irrisório e não está sendo suficiente para a folha salarial, concluiu dizendo que não consegue se imaginar com cinco meses de salário atrasado. Em seguida o vereador comentou sobre o III Campeonato de Municipal Futsal, agradeceu a Secretaria de Educação, Cultura, esporte e lazer por estar promovendo mais uma edição desta competição, juntamente com as autoridades políticas assim como os empresariados que também contribuem com as equipes para esta importante festa esportiva, agradecendo ao Junior Morais por mais uma vez assumir e estar na linha de frente junto à equipe organizadora, que através desse esforço dão alegria através do esporte para nossa população, parabenizou o São Paulo pelo título do I Torneio de Inverno de Buriti dos Montes, parabenizou o árbitro Tayson, que mostrou estar além da arbitragem amadora se comportando como um profissional durante a partida.

Vereadora Arlete Leite deixou seus sentimentos à família de Dona Tidinha, pessoa muito querida em nossa cidade. Em seguida a vereadora agradeceu ao Prefeito Municipal pelo reparo em toda a iluminação pública da localidade Nova Olinda, assim como também agradeceu a todos os populares que se fizeram presente e contribuíram nos festejos de São José na Localidade Nova Olinda. Arlete pediu para o poder Municipal e Estadual para que atenda às necessidades dos funcionários do Hospital que prestam um importante serviço para nossa cidade.

Vereador Erneudo assim como os colegas também deixou seus sentimentos à família de dona Tidinha, assim como também de Dona Antonina que veio a falecer no último fim de semana na localidade Jatobá Medonho. Erneudo parabenizou o São Paulo pelo título, mas também parabenizou a equipe do Divisa que jogou bastante bem a final. O vereador também falou que está torcendo para o término da estrada que liga Buriti dos Montes à Crateús, lembrou que em breve haverá o alargamento da estrada da ladeira dos tucuns, o que facilita também a transição dos buritienses.

Vereador Edimilson também usou a palavra para deixar seu pesar pela perca de Dona Tidinha e deixou seus sentimentos à família enlutada. O Vereador comentou sobre a dificuldade nas contabilidades dos funcionários do poder municipal, onde há anos não tem tido aumento e pode ter até redução. Quanto aos funcionários do Hospital deixou seu repúdio, pois além do atraso ainda terminam perdendo meses de salário. O Vereador também falou das dificuldades após a municipalização, pois os funcionários não tem hoje um vinculo nem co o Estado nem com a Prefeitura. A diretora do hospital está sofrendo porque alguns não estão mas nem comparecendo no local de trabalho, terminou dizendo que é uma situação complicada.

 

Nada mais havendo a tratar o Presidente declarou por encerrada a presente Sessão.

O presidente e vereador Herculano saudou as pessoas presentes, prestou condolências à família de Dona Tidinha, ressaltando a moção de pesar a ser entregue à família. Em seguida parabenizou ao São Paulo Buritiense pela conquista do  I Campeonato de Inverno. Solidarizou-se com os funcionários do hospital, pois os mesmos encontram-se com seus proventos com um atraso de cinco meses, citando a responsabilidade do Governo do Estado em garantir os direitos desses trabalhadores. Proferiu renovação da expectativa em relação à pavimentação asfáltica da PI-322 e teceu críticas à Terceirização e à Quarteirização. Em resposta à indagação de uma cidadã da comunidade Jatobá Medonho, explanou a respeito do atendimento médico na UBS local e se comprometeu em buscar respostas junto ao executivo para o problema da iluminação pública da comunidade.

Agendou sessões para o dia 7 de abril e para o dia 28, sendo que neste último dia acontecerá sessão solene em homenagem ao aniversário de emancipação do município e a entrega de Diplomas de Reconhecimento do Mérito Desportivo aos apoiadores e desportistas do município. Ressaltou que a partir de maio as sessões acontecerão em três sextas-feiras mensais, definindo os dias 12, 19 e 26 do referido mês. O presidente anunciou a disponibilização pela Câmara de um contador para fazer gratuitamente a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física dos munícipes nos seguintes dias: 05, 06, 10, 11, 19, 20, 26 e 27 de abril. Finalizando, conclamou para a assinatura do abaixo-assinado a ser anexado à Moção de Repúdio à reforma da previdência, a mesma será encaminhada à parlamentares da bancada piauiense.



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 31°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.