Anterior

CEAD/UFPI Divulga o Cronograma para Matrícula Institucional dos aprovados Vestibular PSE/EAD/2016

10/03/2017

Anterior

Próxima

São Paulo é Campeão do I Torneio de Inverno de Buriti dos Montes

14/03/2017

Próxima
12/03/2017 - 22:00
Câmara Municipal: Vereadores aprovam reajuste do Magistério

Vereadores realizam Sessão do mês de Março

Sessão na Câmara Municipal

Pequeno Expediente: Constou de matéria deste Poder Legislativo.

·         Requerimento Nº 08 de 2017, que solicita que seja providenciado a construção do muro do cemitério do povoado de Morro do Jati. De autoria do vereador Jose Olavo Marinho de Loiola.

·         Moção de Repúdio nº 01 de 2017, em que se manifesta em nome de seu povo, o total repudio, à Proposta de Emenda Constitucional nº 287/2016, conhecida como Reforma da Previdência, que tramita no congresso nacional. De autoria da Casa Legislativa, ou seja em nome de todos os vereadores.

Em seguida a palavra foi facultada aos Vereadores denominada de Grande Expediente:

O vereador José Olavo Marinho de Loiola iniciou sua fala comentando sobre a PEC 287, e declarou repúdio a esta reforma da previdência, onde atinge de forma negativa toda a população. Mostrou também pesar as famílias de Dona Chiquinha e de seu  Manoel Vicente, que faleceram e foi uma grande perda para suas famílias.

O presidente Francisco Herculano Soares Lima fez um breve relato sobre a PEC 287, onde prejudica todos trabalhadores principalmente no quesito idade, comentou também que haverá uma lista abaixo assinado na Câmara, demonstrando assim que a Casa Legislativa também é contra e quer agir a favor da população.

O vereador Francisco Wagno Furtado Soares Usou a palavra para demonstrar repúdio a esta PEC 287, onde falou que em seu entendimento esta lei não vai conseguir passar pelo congresso devido à pressão que está tendo pela sociedade. Finalizou parabenizando a todos pelo lindo carnaval de Buriti dos Montes, ao mesmo tempo convidou a todos para um grande jogo de futebol, parabenizou todas as mulheres pela passagem do dia.

O vereador Francisco das Chagas Marinho Neto, iniciou seu discurso parabenizando a todos os buritienses pelo belo carnaval em especial aos blocos que sempre abrilhantam os dias de carnaval em nossa cidade. Parabenizou também o sindicato dos trabalhadores pela audiência que aconteceu em comemoração ao dia internacional da mulher.  Fez um breve esclarecimento sobre seus pedidos de requerimentos ao Governo Estadual, diante disso demonstrou sua preocupação em relação às empresas que estão concorrendo a estas licitações que irão acontecer em breve, que deseja que estas empresas contratassem a população das comunidades onde as obras serão realizadas. Declarou que seu voto sobre o aumento dos professores será de abstenção, assim como seu posicionamento.

O vereador Jose Lusinaldo Soares iniciou seu discurso parabenizando principalmente à organização das turmas que fazem o carnaval buritiense, ressaltou a forma em que a população participa dessa festa, ou seja, de um modo pacífico. Ao falar da PEC 287, declarou seu repúdio a esta lei que será votada em breve no Congresso Nacional. O vereador deixou seu pesar pelos falecimentos de Francisca Dias da Conceição, conhecida como Chiquinha falecida no dia 09 de março e Manoel Vicente, falecido no último dia 08 de março. Parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa nos reparos da PI 322 que serão realizados em breve em nossa estrada que vem de Castelo do Piauí em direção a Buriti dos Montes. Falou sobre um acidente que aconteceu com o carro que transporta os alunos de Cana Brava a Buriti dos Montes, falou que o ocorrido foi devido às péssimas condições da estrada por estarmos em um período chuvoso, aproveitou o momento para solicitar o reparo urgente desta via. Fez um breve relato sobre o projeto de lei que seria votado em seguida ao grande expediente, onde demonstrou que não está satisfeito com o valor do reajuste, mas que votará favor do aumento pelo fato de saber que, foi comprovado que o melhor possível seria apenas esse aumento de 5%. Finalizou dizendo que estaria presente na final do Torneio de Inverno e que fosse registrado a presença do publico que poderia chegar a 3 mil pessoas, para que esse registro possa chegar até o Governo para que assim sejam liberadas as duas últimas parcelas.

Vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa em seu discurso declarou repúdio à Lei da previdência social, conhecida como PEC 287, que veio para derrubar todos os direitos conquistados principalmente pelos trabalhadores rurais. Ressaltando que o maior prejudicado seriam os trabalhadores Rurais, onde já tem uma vida tão sofrida e para completar terão que esperar mais tempo para seus aposentos.

A vereadora Maria Arlete Leite iniciou seu discurso parabenizando a todas as mulheres pela passagem do dia Internacional da mulher. Justificou sua ausência nas comemorações a essa data tão importante, que por motivos de saúde não pode se fazer presente. Declarou repúdio à Lei da previdência social, que afeta principalmente os trabalhadores rurais de todo o país. Declarou seu voto favorável ao aumento de 5% nos salários dos professores de todo o município, mas que a classe pode ir em busca de um outro aumento. Convidou a todos para os festejos de São José, da Comunidade de Nova Olinda, onde agradeceu mais uma vez o apoio recebido pelo grupo dos “Casais Com Cristo” de Buriti dos Montes e à participação das comunidades vizinhas.

O vereador Antônio Edmilson Soares Monte falou do aumento da criminalidade em todo o município de Buriti dos Montes e da falta de segurança na sede, há uma crescente na criminalidade e a segurança não acompanha. Parabenizou a todas as mulheres e por sua importância na sociedade, deixou seus pesar pelo falecimento dos Buritienses, Dona Chiquinha e Senhor Manoel Vicente. Justificou sua ausência nas comemorações ao dia Internacional da mulher, que por motivo de trabalho não pode se fazer presente.

 

O vereador e presidente Francisco Herculano Soares Lima iniciou sua explanação falando da importância da mulher para a sociedade, reverenciando toda essa importância. Herculano também falou sobre o brilho do carnaval de Buriti dos Montes, pois este brilho se deve muito à população que faz com que seja uma festa ordeira. Parabenizou ao colega Neto pelos requerimentos ao Governo do Estado, falou um pouco sobre a crescente na cidade de Sobral pelo união dos grupos políticos, onde todos queriam mostrar trabalho e isso contribuiu para o desenvolvimento, assim o vereador desejou que seja realizado em nossa cidade. Herculano falou sobre a questão salarial dos vereadores, já que estes recebem apenas subsídios e de certa são supérfluos quando comparados aos de vereadores de cidades vizinhas, juntamente com o vereador Neto e Lusinaldo falaram sobre o equivoco quanto aos pensamentos da população em relação ao valor que recebem. Em seguida o Vereador falou sobre a constante luta pelo reajuste salarial do magistério, ressaltando a importância desses profissionais para nossa cidade. Quanto à Lei o vereador comentou sobre a impossibilidade no momento de se ter um aumento acima dos 5%, mas que a luta ainda não acabou, lembrou também que a Casa apenas aprova o aumento e não propõe valores, mas sim o poder executivo que é o responsável por tal aumento. Terminou falando que assim como os colegas não se sente feliz em aprovar esse valor, mas que momentaneamente o que se pode fazer é votar nesse reajuste. Nada mais havendo a tratar foi declarada por encerrada a presente sessão.






Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 28°C    Mínima: 22°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.