Anterior

Foliões Buritienses animam a terça feira de Carnaval em Buriti dos Montes

01/03/2017

Anterior
05/03/2017 - 12:34
Câmara Municipal realiza últimas sessões de Fevereiro

Reajuste salarial dos professores causou mais uma vez muita discussão
 Foto: Antonio Cruz 

Antes de iniciar a Sessão Dr. Claudio Luache assessor jurídico da Câmara Municipal e representando o Escritório contratado pela Prefeitura Municipal fez uma apresentação relacionada ao Projeto de Lei que fala sobre o reajuste do Magistério em 5%. Isso porque foi solicitado pela casa um detalhamento sobre o comparativo das receitas e o reajuste. Dr. Claudio fez um comparativo de três anos e deixou claro que, para o poder executivo não há possibilidades de um reajuste maior que os 5%, pois ficaria impagável.

Em seguida foi dada início à Sessão, após ser consultado pelos pares o presidente dispensou a leitura da última ata e a Secretária realizou a leitura das matérias do dia.

Pequeno Expediente: Constou de matéria deste Poder Legislativo.

Requerimento Nº 06 de 2017, que solicita que seja providenciada a perfuração de um poço tubular próximo a casa de dona Maria Antônia na comunidade de Jatobá Medonho. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa. Requerimento Nº 07 de 2017, que seja construído 7.600 metros de calçamento, saindo da residência do senhor Mariano, indo até a residência do senhor Evaldo na comunidade Jatobá Medonho. De autoria do vereador Antonio Erneudo Melo Barbosa.

Logo após a leitura das matérias a palavra foi facultada aos vereadores

 

Grande Expediente:  

O vereador José Lusinaldo Soares iniciou suas palavras requerendo que a presidência da Câmara encaminhe ofício requerendo que o GPM de Buriti dos Montes, coloque sua viatura na saída da cidade com destino ao Estado do Ceará, em uma tentativa de tentar inibir a atuação dos bandidos na cidade, requerendo ainda que se emita requerimento ao Executivo para que busque soluções para reajustar os salários dos comissionados, servidores da saúde e de outras áreas, pois algumas destas classes estão com os salários sem reajuste há mais de cinco anos, requereu que se expeça ofício para a Secretaria Municipal de Educação para que busque parcerias junto a SEDUC/PI, para a informatização da educação municipal, através do sistema educacional da SEDUC/PI, comentou sobre a votação do projeto do reajuste dos professores, informando que o referido projeto não agrada a categoria, dizendo que solicitaram a explicação da prefeitura e que o Município provavelmente não tenha condições financeiras para arcar com um aumento superior aos cinco por cento apresentado, informando também que ainda sobre a receita apresentada pelo município existem os precatórios e demandas judiciais novas para serem pagos e afirmou temer a aprovação de um valor que o Município não possa pagar, lembrando que a câmara está aberta ao diálogo, com a categoria e o executivo. O vereador José Lusinaldo Soares também se solidarizou com a família do Chiquinho dos Teclados, pelo momento difícil que está passando pelo acidente da jovem Bianca, ocorrido nesta data, parabenizou o Vereador José Olavo Marinho de Loiola, pela realização da festa de carnaval no domingo e a prefeitura pela realização dos dias segunda e terça de carnaval, pediu para que a polícia militar seja um pouco mais tolerante com os sons automotivos, lembrando que as festividades de carnaval precisam da utilização dos paredões, bem como no decorrer do ano que a polícia tem atuado com bastante rigidez neste sentido e que o mesmo não tem sido feito em relação aos bandidos, que nesta data mesmo ocorreu um assalto na Corporium Academia.

 

 

O vereador Francisco Wagno Furtado Soares iniciou seu pronunciamento comentando sobre segurança no município, comparando a segurança do nosso estado com o vizinho Ceará, onde a segurança pública é trabalhada com mais seriedade e compromisso, que por diversas vezes o município procurou a Secretaria Estadual de Segurança mais que providencias não foram tomadas. Sobre o governador do Estado o vereador falou que a câmara e o prefeito vão em busca de uma audiência com o chefe do executivo estadual, para buscar melhorias para o município, tendo em vista o esquecimento por parte do poder estadual de toda a região, citou o exemplo das estradas, a de Buriti dos Montes a Crateús que nunca foi feita, e a de Castelo à Campo Maior que ficou sem reforma por mais de dez anos, falou que vai ter uma audiência no dia 02 de Março com a Secretaria Estadual de Educação para tratar de assuntos de interesse da Unidade Escolar Antônio Deromí Soares, principalmente a quadra esportiva que não possui cobertura, quando aos professores, informou que está de acordo com a melhoria no salário dos professores, contudo tem que se observar a situação financeira do município. O vereador Francisco Wagno Furtado Soares, usou suas palavras pedindo apoio para a realização da VI Copa da Amizade, em Morro do Jati, organizada pelos esportistas daquela comunidade. o presidente Francisco Herculano Soares Lima pediu desculpas que por problemas técnicos na internet, não pode transmitir ao vivo as sessões desta noite, convidou a população e os pares para o dia 08 de março as nove da manhã para a audiência pública do dia da mulher, especialmente para as trabalhadoras rurais. Reconheceu publicamente o serviço feito pelo executivo municipal da estrada estadual entre Buriti dos Montes ao município de Crateús-CE.

 

O vereador Antonio Erneudo Melo Barbosa, iniciou suas palavras falando sobre o transporte escolar do estado, informando que os alunos da localidade Jatobá Medonho estão faltando muitas aulas pela péssima qualidade dos veículos que estão prestando o serviço, sobre o aumento dos professores, o poder executivo apresentou a proposta do município é aquela que é possível pagar. O vereador José Lusinaldo Soares pediu aparte e pediu que na audiência do dia 02 seja solicitado que a secretaria de educação visite o município, para ver a situação e lutar por melhorias da escola estadual e dos serviços estaduais no município.

 

A vereadora Maria Arlete Leite iniciou suas palavras falando sobre o reajuste do magistério, saudando o SINTE/PI que estava presente na sessão, solicitando que a categoria seja vista com bons olhos informando que a categoria trouxe vários títulos para o município, agradeceu aos colegas pelo adiamento da votação, pedindo que o SINTE entre em contato com o executivo para apresentar suas reivindicações, sobre o adiamento da votação, falou que não há prejuízo pois as sessões serão antes da geração da folha de março, para que no referido mês já sejam incorporados aos salários os referidos aumentos, agradecendo ao assessor jurídico da Câmara Municipal pelas explicações sobre o aumento dos professores antes da sessão. A vereadora também pediu reparo da iluminação pública da comunidade Nova Olinda até a realização do festejo daquela comunidade que inicia no próximo dia 09, reconhece que a prefeitura tem apenas um funcionário e é compreensível a demora, que a comunidade entende, mais que se faz necessária de momento a urgência em relação a iluminação pública, antes do festejo, bem como relatou o perigo enfrentado diariamente pelos alunos no caminho para a escola no turno da noite. Convidou aos presentes para os festejos de São José na comunidade Nova Olinda, desejou ainda um grande carnaval a todos. 

 

 

O vereador e presidente Francisco Herculano Soares Lima, iniciou suas palavras falando sobre o carnaval de Buriti dos Montes, falando da democracia do carnaval buritiense, parabenizando a prefeitura municipal pela realização dos dois dias de folia na segunda e terça, falou sobre o bloco dos sujos e o bloco tradicional da terça feira, informando que a Câmara Municipal, será ponto de apoio na terça de carnaval, fornecendo água e refrigerante aos foliões da Unidos do Buriti. Falou que a câmara foi procurada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti dos Montes solicitou a realização de audiência pública no período da manhã no dia 08 de março, dia internacional da Mulher.

 

O vereador José Olavo Marinho de Loiola solicitou que na audiência pública com o STTR, seja notificada a EMATER para a referida audiência, falou que Buriti dos Montes terá quatro dias de Carnaval, comentando sobre o Carnaval do bloco da Sonia Mel no sábado, no domingo a realização de festa de carnaval na ASCOMB e na segunda e terça o carnaval realizado pela prefeitura na praça da matriz.

 

O presidente Francisco Herculano Soares Lima deferiu a participação da EMATER solicitado pelo vereador José Olavo Marinho de Loiola, informando que convidará também que convidará o representante da EMATER para a sessão ordinária, para gozar do direito constitucional de defesa, comentou sobre a situação caótica da segurança e do transporte escolar, que o Estado é omisso, que encaminhará carta de repudio a SEDUC pois a situação do transporte escolar é sofrível. Falou do orgulho de ser professor e afirmou ser defensor da categoria, ressaltando a importância dos professores, do orgulho de ser da cidade número 1 no IDEB, parabenizou os buritienses que foram aprovados nos vestibulares. Convidou a classe dos professores para se unir e organizar para lutar pelos seus direitos, assumindo uma postura coerente e não ficar apenas reclamando da situação, e que saibam empreender a própria luta. Parabenizou o vereador Francisco de Assis Batista, experiente vereador que tem conduta louvável. Informou que por falta de parecer conclusivo da comissão responsável tirou de votação o projeto de Lei 01 de 2017.

 

Os Projetos e Requerimentos do dia entraram em votação

Constou de matéria deste Poder Legislativo e poder Executivo.

·         Projeto de Lei Nº 02/2017 que dispõe sobre a regularização dos salários criados pela Lei 240 de 26/03/2013, que trata do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Buriti dos Montes e dá outras providencias.

·          Requerimento Nº 01 de 2017, que solicita a recuperação da estrada que liga a localidade Campos ao Assentamento Jurema. De autoria do vereador Francisco das Chagas Marinho Neto.

·         Requerimento Nº 02 de 2017, que solicita a reforma da Casa do Motor do Assentamento Jurema. De autoria do vereador Francisco das Chagas Marinho Neto.

·         Requerimento Nº 03 de 2017, que solicita a manutenção do motor do Assentamento Jurema. De autoria do vereador Francisco das Chagas Marinho Neto.

·         Requerimento Nº 04 de 2017, que solicita a construção de uma quadra de esportes na comunidade Cana Brava. De autoria do vereador Francisco de Assis Batista.

·         Requerimento Nº 05 de 2017, que solicita a construção de três bases de caixa de água na comunidade Jatobá Medonho. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa.

 

O Vereador e Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas por unanimidade em Primeira votação.


Nada mais havendo a tratar o Presidente deu por encerrada a presente Sessão.






Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 31°C    Mínima: 21°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.